A BIBLIOTECA E A FORMAÇÃO DO LEITOR INFANTOJUVENIL
Passe o mouse na imagem para ver detalhes Ampliar

A BIBLIOTECA E A FORMAÇÃO DO LEITOR INFANTOJUVENIL

CONVERSA COM PAIS E PROFESSORES
Em A biblioteca e a formação do leitor infantojuvenil: conversa com pais e professores (Iluminuras, 2019), Dirce Waltrick do Amarante retoma a sua preocupação constante — já anunciada nos livros As antenas do caracol: notas sobre literatura infantojuvenil (Iluminuras, 2012) e Pequena biblioteca para crianças: um guia de leitura para pais e professores (Iluminuras, 2013) — com a constituição de um repertório alargado para a formação leitora de crianças e jovens a partir da constituição de uma biblioteca. O livro está dividido em duas partes que se inter-relacionam e dialogam. A primeira “Para começo de conversa” versa sobre aspectos mais reflexivos sobre os livros literários para infância e juventude, desde a conceituação movediça de uma literatura edificante que se apoia em lições de moral explicitas de narrativas impregnadas de “mensagens” e modelos à uma produção que descarta os clichês e se renova em sua feitura e seu dizer, desfazendo o mercado editorial e suas imposições de faixa etária, demarca outras possibilidades de leitura para o público em questão. Ao esgarçar as fronteiras etárias, a pesquisadora apresenta, por meio da leitura atenta e rigorosa, na segunda parte “Estante de livros: um repertório possível”, um conjunto de títulos de autores brasileiros e estrangeiros como possibilidade de leitura e composição de acervo pessoal. Aos mediadores a quem o livro é oferecido, pais e professores, faz-se necessário uma caminhada desejante que atravesse as fronteiras de escolhas restritas e adentre no espaço das possibilidades múltiplas do mercado editorial. Ganham os leitores de todas as idades!
Editora: ILUMINURAS
ISBN: 8573216042
ISBN13: 9788573216042
Número de Páginas: 200
Formato: 13.00 x 20.00 cm.
por R$ 53,00