ALUNOS EM SITUAÇAO DE INSUCESSO ESCOLAR

ALUNOS EM SITUAÇAO DE INSUCESSO ESCOLAR

Abordar a problemática do insucesso escolar é uma tarefa complexa que implica, por um lado a clarificação do conceito de insucesso escolar e por outro um conhecimento do funcionamento real da escola e do sistema educativo, bem como dos seus intervenientes. Neste contexto, os professores devem actuar como agentes de mudança tendo em conta as suas percepções e as suas opiniões face à problemática do insucesso escolar dos alunos. No estudo exploratório apresentado são inquiridos professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico quanto a questões relacionadas com: (i) causas do insucesso escolar, (ii) comportamentos de insucesso observados nos alunos, (iii) opiniões sobre aspectos relevantes do sistema educativo e da organização e gestão do processo ensino-aprendizagem, (iv) sentido de eficácia do professor. De uma forma geral, este estudo revelou que os professores têm um conhecimento significativo das causas geradoras do insucesso escolar e apresentam uma forte percepção acerca doscomportamentos de insucesso manifestados pelos seus alunos, parecendo estar disponíveis para mudanças a operar no contexto educativo, embora denotem algumas divergências e reservas de opinião quanto ao modo de o fazer, apesar de considerem positiva a continuação da escolaridade obrigatória. Esta obra, dirigida essencialmente a professores, educadores e técnicos educacionais, bem como a todos aqueles se preocupam com a escola e com o acto educativo, pretende lançar a reflexão sobre a problemática do (in)sucesso escolar neste limiar do século XXI.
Editora: INSTITUTO PIAGET
ISBN: 9727717543
ISBN13: 9789727717545
Edição: 1ª Edição - 2004
Número de Páginas: 120
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16.00 x 23.00 cm.
por R$ 45,00