A cárie dentária continua apresentando altas prevalência e severidade em crianças de todos os continentes, essa doença interfere negativamente na qualidade de vida da infância e da adolescência, uma vez que as crianças atingidas na dentição decídua apresentam risco mais alto de serem afetadas na dentição permanente.
Outro aspecto reconhecido pelos autores é que os métodos tradicionais para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das lesões de cárie não conseguiram contribuir, decisivamente, para o controle da doença. O conteúdo apoia-se em dois pilares nos quais está alicerçada a Odontologia moderna: a prática clínica baseada em evidência científica e a Odontologia de mínima intervenção. O livro não é apenas mais um tratado no qual o tema central seja a cárie dentária, o que já seria um fator altamente positivo, mas revela a preocupação com a solução efetiva dos problemas que envolvem a prevenção e o tratamento da cárie, com base em metodologia adequada e apoiada nas conquistas mais recentes da pesquisa científica.
O livro fornece uma excelente e oportuna contribuição à clínica contemporânea. Concluindo por orientar os leitores no uso dos bancos de dados para uma pesquisa bibliográfica compatível com a evidência científica, Feldens, Kramer e seus colaboradores divulgam, com esta publicação, um livro de utilidade indiscutível, não apenas para os odontopediatras, mas para todos aqueles que exercem alguma atividade na clínica odontológica.