CIDADE COMO ESPETACULO, A - PUBLICIDADE E VIDA URBANA NA SAO PAULO DOS ANOS 20
Passe o mouse na imagem para ver detalhes Ampliar

CIDADE COMO ESPETACULO, A - PUBLICIDADE E VIDA URBANA NA SAO PAULO DOS ANOS 20

A publicidade, espaço privilegiado das representações e idealizações sociais, é o corpus escolhido pela autora neste trabalho. É a partir dos anúncios das revistas A cigarra e Ariel que emerge a São Paulo dos anos 20: a imagem idealizada de uma metrópole moderna, o discurso higienista, a exaltação da ciência e do progresso, o culto à beleza e a valorização da cultura e da arte, em aberta contradição com a realidade de um país periférico, das enchentes e da pobreza. Enfim, o equilíbrio entre um modelo europeu de urbanidade e o cotidiano inventivo e improvisado das inúmeras etnias e grupos sociais que se formavam - imagens díspares do arcaico e do moderno, do universal e do particular, da província e da metrópole.Destarte, a autora mostra-nos como essas revistas engendram, concordes com o discurso dominante, a ordenação e os usos dos espaços públicos e as novas formas de sociabilidade, ao mesmo tempo em que também resultam da mesma ideologia que expressam em suas páginas.
Editora: ANNABLUME
ISBN: 8574191892
ISBN13: 9788574191898
Edição: 1ª Edição - 2001
Número de Páginas: 146
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14.00 x 21.00 cm.
por R$ 34,00