DISCURSO E ENSINO - PRATICAS DE LINGUAGENS NA ESCOLA

DISCURSO E ENSINO - PRATICAS DE LINGUAGENS NA ESCOLA

Ao colocarmos em reflexão práticas na linguagem dentro do espaço escolar, abordamos a língua a partir do campo de conhecimento da Análise de Discurso. Isso significa considerar a língua em seu funcionamento no meio das práticas sociais. Nesse sentido, o ensino da língua portuguesa se constitui como uma dessas práticas, de modo que a concepção de língua não se restringe ao ensino de português, mas remete ao funcionamento da linguagem em um sentido mais amplo. Dessa perspectiva, a questão da metodologia deixa de ter um caráter de fundamento central na prática do ensino, sendo considerada como um dos elementos que fazem parte da relação do sujeito (professor e aluno) com a língua. Por isso, esse livro tem como eixo central trabalhar a relação entre o sujeito e a linguagem, levando a uma compreensão discursiva da língua não reduzida a um instrumento de comunicação, desfazendo alguns dos imaginários que sustentam a demanda pelo sentido único e verdadeiro (correto) e que, conseqüentemente, sustentam a evidência de que, dominado o código, todos têm condições inequívocas de ler corretamente.
Editora: MERCADO DE LETRAS
ISBN: 8575911171
ISBN13: 9788575911174
Edição: 1ª Edição - 2009
Número de Páginas: 56
Acabamento: BROCHURA
Formato: 21.00 x 28.00 cm.
por R$ 47,00