Minha sacola

    Favoritar

    ECONOMIA POLÍTICA DO PODER - FUNDAMENTOS

    Ref:
    511273

    Por: R$ 84,70

    Preço a vista: R$ 84,70

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido nos últimos vinte e cinco anos, "Economia Política do Poder” é um livro inovador nos estudos sobre organizações. Nele, José Henrique de Faria mostra com profundidade e competência como as formas e os mecanismos de controle foram sendo aperfeiçoados ao longo do último século, desde as experiências decorrentes da Organização Científica do Trabalho até a concepção atual da Gestão Flexível. Para tanto, no Volume I, são apresentados os fundamentos da análise, a partir de temas importantes como Teoria Crítica, Estratificação Social, Estado e Globalização, Relações de Poder e Ética. No Volume II, é realizada uma extensa análise crítica da evolução do pensamento em gestão de organizações, também conhecida como Teoria Geral da Administração. No Volume III, é apresentado um arcabouço da prática do controle nas organizações e uma Teoria Crítica do Controle. A análise crítica e sistemática que se encontra neste livro não tem paralelo na literatura brasileira sobre o tema, fazendo do mesmo uma referência obrigatória nas áreas de Teoria das Organizações, Teoria Geral da Administração, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho, Educação e Trabalho, Economia do Trabalho e Relações Industriais. A base epistemológica e teórica que sustenta este estudo, denominada de Economia Política do Poder, busca essencialmente investigar, desde uma perspectiva crítica de natureza objetiva e subjetiva, as contradições existentes em organizações sob o comando do capital. Mais especificamente, interessa analisar a produção, a distribuição e a utilização política do poder, enquanto expresso em sistemas, níveis, formas e processos de controle em organizações produtivas capitalistas. É nesta instância particular que se podem desvendar os mecanismos de poder do capital, os quais se refletem nas formas de controle nos locais de trabalho. Este livro mostra como os mecanismos de controle partem de uma origem na qual a ênfase estava na repressão e na hierarquia e, sem abandonar esta origem, investem atualmente e de forma sutil sobre a psique humana. A ideologia da gestão, também chamada de teoria gerencialista, constitui-se no fundamento do sistema de idéias que, ao mesmo tempo, reproduz a lógica de dominação do capital sobre o trabalho e oferece suporte "científico" para legitimar as ações decorrentes de tal lógica. Para isto, muito têm contribuído as pesquisas desenvolvidas principalmente em algumas escolas de business, psicologia, educação e ciências sociais, sobre comportamento humano, liderança, motivação, conflitos, cognição, aprendizagem, colaboração e comprometimento. Desta forma, pode-se compreender como os mecanismos de controle vão se aperfeiçoando conforme se desenvolve histórica e socialmente o capitalismo. Aperfeiçoamento este que significa que os mecanismos presentes na Organização Científica do Trabalho não foram abandonados ou substituídos como se apregoa. Em alguns casos, inclusive, foram incrementados.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788536208022
    SubtítuloVOLUME 1
    Pré vendaNão
    EditorPACHECO, JOSE ERNANI DE CARVALHO
    Peso278g
    Editor para link
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões21 x 15 x 1.1
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas202
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2004
    Código Interno511273
    Código de barras9788536208022
    AcabamentoBROCHURA
    AutorFARIA, JOSÉ HENRIQUE DE
    EditoraJURUA EDITORA **
    Sob encomendaSim
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar