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Preço a vista: R$ 41,00
Sinopse
A comunidade surda brasileira, por meio de forte mobilização social, conquistou o reconhecimento da Libras como língua oficial das pessoas surdas e o direito de optar por um ensino bilíngue em escola específica. No entanto, além das escolas de surdos serem poucas, no território brasileiro, questiona-se a qualidade do ensino que efetivamente está sendo mediado, nestas, para este alunado. Neste livro apresenta-se o resultado de um estudo etnográfico, desenvolvido em uma escola de surdos de uma capital brasileira, que oficialmente se autodenomina como bilíngue, e no qual se denuncia a precariedade do ensino destinado a estes alunos. A realidade observada demonstra que, na contramão da proposta bilíngue prevista para a educação dos mesmos, se constatou a absoluta ausência de um ensino qualificado e diferenciado para os surdos, com o predomínio de práticas oralistas, de natureza preconceituosa. A apresentação e discussão desta realidade, questionando as práticas pedagógicas absolutamente contraproducentes, e os preconceitos em relação a estes sujeitos e à Língua de Sinais, que os conduzem à categoria de iletrados funcionais, condição que a maioria dos surdos brasileiros alcança mesmo depois de permanecer anos nos bancos escolares, mostra que é primordial transformá-la, de forma que finalmente seja garantido aos mesmos o direito a uma educação de qualidade em escolas bilíngues de surdos, conforme o anseio da comunidade surda e o que está previsto na legislação brasileira.
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Ficha técnica
Especificações
ISBN | 9788580424140 |
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Pré venda | Não |
Peso | 282g |
Autor para link | WITKOSKI SÍLVIA ANDREIS |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 21 x 14 x 0.7 |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 106 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2012 |
Código Interno | 916484 |
Código de barras | 9788580424140 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | WITKOSKI, SÍLVIA ANDREIS |
Editora | CRV |
Sob encomenda | Sim |