EDUCAÇAO E PROJECTO DE VIDA

EDUCAÇAO E PROJECTO DE VIDA

Determinado que está que o período de adolescência se reveste de extrema vulnerabilidade para o sujeito, as falhas ou deficiências ocorridas no decurso do processo de socialização têm maior probabilidade de emergirem nesta fase crítica da vida e mais condições de nela se desenvolverem. Assim, a atracção para qualquer tipo de desvio comportamental é melhor ou pior ultrapassada em função do maior ou menor sucesso das acções dos agentes de socialização que de perto tocaram o indivíduo. Todo e qualquer sujeito é, ao longo da vida, uma síntese do que tem de específico em si e dos elementos socioculturais que interiorizou do meio social. Por isso, a apreensão e a integração destes elementos na sua personalidade, sob a influência da acção dos agentes de socialização, conduzirão à adaptação do indivíduo ao seu meio social. Como a dimensão individual é, em certa medida, a reprodução do social, o projecto de vida de cada sujeito não deixa de reflectir as características sociais que em cada momento marcam o pulsar da sua vida. É neste sentido que o problema da toxicodependência, e por consequência o desmorona-mento do projecto de vida dos jovens aqui estudados, pode ser visto como uma falha educacional total ou parcial. Se é um facto que cada actor fornece ao sistema social e cultural o conjunto de motivações, não deixa de ser menos verdade que ele mais não pode oferecer à sociedade para além daquilo que lhe foi dado pela própria sociedade ao longo do processo de socialização: as contradições, as falhas, as incoerências, e tudo o mais.
Editora: INSTITUTO PIAGET
ISBN: 9727716636
ISBN13: 9789727716630
Edição: 1ª Edição - 2003
Número de Páginas: 156
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16.00 x 23.00 cm.