EDUCAÇAO MATEMATICA E ETNOMATEMATICA
Passe o mouse na imagem para ver detalhes Ampliar

EDUCAÇAO MATEMATICA E ETNOMATEMATICA

ENTRELAÇAMENTOS E POSSIBILIDADES FILOSOFICAS
O livro Educação Matemática e Etnomatemática: entrelaçamentos e possibilidades filosóficas problematiza os aspectos teóricos e a fundamentação filosófica da Etnomatemática. Os estudos que compõem este ensaio percorrem caminhos com intuito de pôr em diálogo algumas das perspectivas filosóficas que atravessam diferentes territórios (Matemática, Educação Matemática, Etnomatemática, Filosofia, Educação). Revisitam-se antigas questões, ainda atuais, para a Educação Matemática, a partir da Etnomatemática. Evidencia-se a fragilidade da crença em uma Matemática estereotipada (“mítica”, “endeusada”, “inabalável”, “guardião da certeza”). Tangenciam-se aspectos da filosofia da Matemática que dizem respeito aos seus fundamentos, como é o caso dos infinitos de Cantor e o teorema da incompletude de Gödel. O fio que interliga a trama que se apresenta nesta obra aproxima-se dos debates em torno do uso da linguagem, da construção das verdades e da interpretação suscitados por alguns filósofos, como Nietzsche, Wittgenstein, Foucault e Deleuze. Evidenciam-se entrelaçamentos e possibilidades filosóficas para a Etnomatemática e destaca-se como uma alternativa viável o pensamento do filósofo alemão Friedrich W. Nietzsche, um dos mestres da suspeita. Os estudos convergem, em algum ponto, para uma região inusitada: a filosofia estética de Nietzsche.
Editora: APPRIS
ISBN: 9788547302382
ISBN13: 9788547302382
Edição: 1ª Edição - 2016
Número de Páginas: 241
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14.80 x 21.00 cm.
por R$ 39,00