EDUCAÇAO MATEMATICA, LEITURA E ESCRITA - ARMADILHAS, UTOPIAS E REALIDADE

EDUCAÇAO MATEMATICA, LEITURA E ESCRITA - ARMADILHAS, UTOPIAS E REALIDADE

Desde meados dos anos 1980, educadores matemáticos têm estudado a aprendizagem da matemática por meio da observação de alunos e professores na sala de aula. Pesquisadores interessam-se pela dinâmica da sala de aula e pelas interações entre seus participantes. Observam, sobretudo, de alunos com alunos; alunos com professores e desses alunos e professores com a própria matemática. A comunidade que se forma na sala de aula, com toda sua riqueza e complexidade, envolve inúmeros aspectos que servem de objeto para as pesquisas, tanto para pesquisadores externos à comunidade que em geral participam como observadores , quanto para professores-pesquisadores de sua própria área profissional. Este livro, composto de excelentes artigos de brilhantes autores, elegeu como tema condutor um aspecto específico, presente em todas as interações na sala de aula e talvez o mais complexo e imprescindível dentre todos os aspectos a serem estudados: a comunicação. (Beatriz D’Ambrosio).Este livro foi organizado a partir de textos elaborados pelos professores pesqui-sadores que foram convidados e participaram da segunda e terceira edições do Seminário de Educação Matemática, durante o 15º e o 16º Congresso de Leitura (Cole), realizados pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), em julho de 2005 e 2007, respectivamente, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Evidencia as reflexões sobre a necessidade dos educadores matemáticos de desenvolver um trabalho para efetivar uma formação matemática capaz de promover transformações sociais comprometidas com a ética e a democracia.
Editora: MERCADO DE LETRAS
ISBN: 8575911104
ISBN13: 9788575911105
Edição: 1ª Edição - 2009
Número de Páginas: 280
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14.00 x 21.00 cm.
por R$ 72,00