Minha sacola

    Favoritar

    ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA

    Ref:
    891282

    Por: R$ 52,00

    Preço a vista: R$ 52,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    A criança deve ser sempre vista como sujeito letrado, mesmo antes de adquirir a técnica de leitura, uma vez que, participando de uma sociedade que toma a escrita como instrumento cultural, base para a produção de qualquer tipo de conhecimento, o sujeito social não está imune a essa influência. A criança entra na vida escolar com seu processo de letramento já iniciado. Se a escrita é objeto cultural e a criança sujeito cultural, é desejável aprender a ler considerando-se apenas os aspectos culturais e simbólicos, e ignorando a escrita como sistema, como tecnologia? Qual a diferença entre adquirir um sistema de escrita, construir sentidos e aprender a ler? Esses movimentos se excluem? Reconhecer que tanto o processo de ler quanto o processo de aprender a ler são estratégicos é entender que as crianças, como os adultos, constituem-se como sujeitos de leitura. Dessa forma, só se pode considerar leitor aquele sujeito que processa o texto e constrói sentidos num ato solitário (individual), de maneira autônoma e subjetiva; ou seja, enquanto depender de outro para traduzir o sentido de um texto, esse sujeito não pode ser visto como leitor autônomo. A autonomia leitora na criança, por outro lado, só se constrói, inicialmente, pela via do conhecimento da tecnologia da escrita em sua relação com a oralidade, até atingir um domínio altamente simbólico e interdiscursivo que habilita a criança a uma leitura interpretativa. Nessa direção, este livro pretende trazer contribuições no sentido de explicar como se dá o processo de construção da leitura pelas crianças que se encontram no início da aprendizagem escolar, categorizando as estratégias de leitura usadas pelas crianças enquanto tentam processar e compreender o texto. A partir desse conhecimento, pretende-se oferecer alternativas, aos professores e demais interessados na leitura infantil, para melhor orientar essas crianças visando à formação de um leitor competente, capaz de ler com compreensão, originalidade e capacidade crítica. A partir dessa compreensão, buscam-se alternativas para um ensino da leitura que vá além da simples decodificação sem, contudo, ignorar a escrita como sistema convencional, cuja apreensão, pela criança, deve passar pela instrução formal.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788547315771
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões21 x 14.8 x 0.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas91
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2019
    Código Interno891282
    Código de barras9788547315771
    AcabamentoBROCHURA
    AutorMOREIRA, CLÁUDIA MARTINS
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaSim
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar