De agosto a dezembro de 2014, desenvolvemos uma experiência pedagógica em uma disciplina eletiva de ateliê do Departamento de Projeto de Arquitetura na FAU-UFRJ cujos resultados são aqui apresentados. Apesar de se assemelhar a tantas outras iniciativas de difusão e valorização do trabalho acadêmico realizado em escolas de arquitetura pelo mundo, trata-se de um esforço de publicação e divulgação ainda pouco habitual no ambiente brasileiro. No entanto, ele tem aqui por objetivo de instigar uma discussão, ou ao menos uma reflexão, sobre o recurso no ensino de projeto, a conjuntos explícitos e articulados de critérios, conceitos, referências e modos de representação que chamamos de agendas. A definição da proposta pedagógica - da escolha de área de trabalho à oportunidade dos terrenos de implantação dos projetos, passando pela proposta do programa híbrido, quando teórico, acervo de referências e modo de representação - foram determinados pela agenda adotado no ateliê. Para percorrer essas páginas e apreciar os trabalhos, convidamos assim o leitor a entrosa0se com a discussão desenvolvida e coleção reunida na publicação Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura que serviu de manual para esta experiência.