FILOSOFIA COMO CENTRO DO CURRICULO NA EDUCAÇAO AO LONGO DA VIDA, A

FILOSOFIA COMO CENTRO DO CURRICULO NA EDUCAÇAO AO LONGO DA VIDA, A

Num tempo marcado pelas mudanças e incertezas, é fundamental questionar e compreender os processos educativos - escolares e não escolares - à luz da Filosofia da Educação. Neste livro, o autor aprofunda a conexão vital entre Filosofia, Educação e Currículo. Só um questionamento filosófico e axiológico - actuante e interventor - pode ajudar, de modo decisivo, a (re)construir o(s) sentido(s) da Educação, da Escola, do Currículo e dos projectos educativos na Sociedade do Conhecimento, tendo em vista uma verdadeira Sociedade Educativa. Neste livro emerge, de forma inovadora, uma Filosofia do Currículo, criando dinâmicas de reflexão aprofundada sobre a relação entre valores e currículo e suscitando um questionamento sobre a problemática da aprendizagem, do desenvolvimento de competências, da relação entre democracia e conhecimento e sobre a importância nuclear da cultura nos processos educativos das pessoas e das comunidades. A formação de educadores e professores exige, cada vez mais, umaatitude de investigação permanente e uma educação ao longo da vida, de modo a fundamentar, num sentido crítico, concepções e práticas pedagógicas e didácticas, num horizonte axiológico. Por tudo isso, é fundamental (re)perspectivar a Universidade como centro e motor da Educação de Adultos.
Editora: INSTITUTO PIAGET
ISBN: 9727717845
ISBN13: 9789727717842
Edição: 1ª Edição - 2005
Número de Páginas: 472
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16.00 x 23.00 cm.
por R$ 96,00