FORMAÇAO CONTINUADA CRITICA DE PROFESSORAS DE INGLES COMO LINGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL
Passe o mouse na imagem para ver detalhes Ampliar

FORMAÇAO CONTINUADA CRITICA DE PROFESSORAS DE INGLES COMO LINGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL

PROBLEMATIZAÇAO DE DISCURSOS E CONSTITUIÇAO ETICA DOS SUJEITOS
Este livro é fruto de uma investigação valiosa para a contemporaneidade que demanda uma formação de professores de língua inglesa como língua estrangeira/adicional sensivelmente atualizada. Nesse sentido, o livro destaca a ética da compreensão das relações de poder/saber (FOUCAULT, 1997) que muito contribuiu para uma revisão das ontologias-epistemologias-metodologias hegemônicas vigentes não somente na Linguística Aplicada, mas também nas outras áreas do conhecimento que conversam com a mesma. Mas, o aspecto inestimável deste trabalho é a capacidade da pesquisadora de fazer dessa compreensão uma possibilidade para desenvolver interações com as professoras de língua inglesa e autocriticamente reavaliar suas convicções teórico-práticas. Sua própria construção de escrita apresenta mudanças de atitude na relação pesquisadora e participantes da pesquisa. Ou seja, essa escrita traz para o palco as intersubjetividades e posicionamentos em relação à convivência com as práticas por meio da língua inglesa de forma honesta e respeitosa, uma característica importante no jogo dos conflitos inerentes ao processo de formação de professores. A autora problematiza os conflitos vivenciados pelas participantes ao mesmo tempo em que repensa suas escolhas discursivas e transculturais no que tange aos diálogos, materiais, aos procedimentos e às reconstruções identitárias nas atividades propostas com embasamento da perspectiva crítica de língua/linguagem, poder, conhecimento e agência. Ao fazer isso, novas problematizações são geradas, pois não basta reconhecer a sala de aula como um espaço social e cultural; é preciso romper com a dicotomia entre o social e psicológico, pois essa dicotomia obscurece a relação existente entre o social cultural e o político, a qual está intimamente ligada às questões de identidade, subjetividade e diferença.
Editora: PONTES EDITORES
ISBN: 9788521700425
ISBN13: 9788521700425
Edição: 1ª Edição - 2018
Número de Páginas: 260
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16.00 x 23.00 cm.
por R$ 45,00