A formação de professores converteu-se numa área de crescente preocupação e interesse, tanto para investigadores como para formadores. Cada vez há mais necessidade de prestar atenção a esta vertente formativa, para poder responder com eficácia aos desafios do nosso actual sistema educativo. Esta obra oferece uma ampla reflexão e fundamentação das teorias e estratégias necessárias para compreender e melhorar a formação dos professores. As teorias e as investigações sobre a escola enquanto organização, sobre o desenvolvimento e a inovação curricular e sobre o ensino, servem de ponto de partida para se ir construindo um discurso que integre as componentes mais importantes da formação dos professores. O autor, para além de analisar as características do ensino como profissão, descreve as três fases mais importantes do processo de formação: a formação inicial, a formação durante o período de estágio e, especialmente, a fase do desenvolvimento profissional dos professores. A obra destina-se principalmente às pessoas interessadas na formação de professores, tanto na vertente de investigação como na de intervenção. Poderá considerar-se, simultaneamente, um texto de referência obrigatória para alunos de Pedagogia, Psicopedagogia ou Sociologia da Educação e um texto de utilidade evidente para todos os profissionais implicados nos processos de formação.