0

Meu carrinho

    Favoritar

    FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE DO CAMPO

    Ref:
    834936

    Por: R$ 73,00

    Preço a vista: R$ 73,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Sinopse

    formação e profissão docente do campo nasce do desassossego que interroga a prática da formação continuada, sobretudo a especialização em educação do campo e os sentidos que são produzidos pelos sujeitos em interface com o trabalho docente nas experiências da Escola Família Agrícola, da Escola do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e da Escola Multisseriada. O livro tem nos estudos de Vigotski (2005), Benjamin (1994) e Larrosa (2002) as contribuições que fundamentam a compreensão de sentidos e experiência, como produção subjetiva, temporal e singular que ecoam das vozes dos sujeitos. As narrativas como perspectiva metodológica da pesquisa são aqui adotadas como histórias de práticas em situação (BERTAUX, 2010) ou histórias de vida que pensam um projeto (JOSSO, 2002) e que, por assim se constituírem, têm como ponto motivador, nos diálogos, a formação e a profissão docente no campo. Trata-se de uma narrativa de vida situada a partir de um impulso que proporciona ao narrador e a seu interlocutor o adentrar em uma história que se faz em meio a pessoas, memórias, sentimentos, conflitos, práticas e todo um contexto acerca do impulso de suas experiências de vida, formação e profissão. A partir da escuta, em diálogo com as questões da pesquisa, registra-se a escrita dos sentidos produzidos, não como universais, mas como heterogêneos e simultaneamente singulares aos sujeitos. Nessa perspectiva, os sujeitos produzem diferentes sentidos na relação formação e profissionalização, amalgamados e relacionados às suas aspirações com a formação continuada e a carreira docente, imbricados nas itinerâncias dos movimentos sociais nos quais militam, bem como nas memórias e trajetórias na educação. Pensar, portanto, em processos de formação continuada de professores do campo à luz dessa discussão é abrir-se aos diferentes contornos que ela assume a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos, desafiando-nos à construção de projetos que dialoguem com a diversidade da educação do campo e que se coloquem como espaçostempos da reflexão do ser e/ou estar professor-monitor-educador do campo.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788547309930
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 1.5
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas239
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2018
    Código Interno834936
    Código de barras9788547309930
    AcabamentoBROCHURA
    AutorJESUS, JANINHA GERKE DE
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar