0

Meu carrinho

    Favoritar
    HOMEM QUE INVENTOU A DITADURA NO BRASIL, O
    Ref:
    188037

    Sinopse

    O intelectual Apolinário Porto Alegre classificava Júlio de Castilhos como um "bárbaro togado. Décio Freitas defende a tese de que o primeiro governante republicano do Rio Grande do Sul concebeu a primeira ditadura perfeita da América Latina, estribada constitucionalmente.
    O núcleo da narrativa de Décio Freitas é a guerra civil de 1893-95. A partir dela reflete sobre as representações políticas e sociais. Independente de qualquer "partidarismo" com os lenços, brancos ou colorados, desfaz as ilusões consagradas pela historiografia laudatória e dá continuidade ao trabalho dos autores críticos. Júlio de Castilhos e Gaspar Silveira Martins, líderes dos republicanos e dos federalistas são tratados como "criminosos políticos":
    Não há complacência com aqueles que converteram a barbárie em método político. Estimativas indicam um morticínio de dez a doze mil vítimas em conseqüência da guerra, equivalente aproximado de 3 a 4% da população. Centenas expiraram no fio das facas dos degoladores, violência instaurada sob o conhecimento dos chefes. O autor lança a suspeita de que a guerra fora também uma forma de extermínio dos gaúchos desprezados pela elite como "gente bárbara, desordeira e assassina".
    O mais importante neste 'O homem que inventou a ditadura no Brasil' é a descrição de um sistema que integra do degolador anônimo às lideranças partidárias. A prática de recursos ilegais, imorais e violentos para ganhar eleições era comum aos dois blocos. No entanto foi o PRR castilhista que instituiu a identificação entre Partido e Estado, através de uma "engenhosa ditadura constitucional", governando praticamente durante toda a República Velha.De acordo com Décio Freitas, o regime castilhista foi transplantado por Getúlio Vargas para o plano nacional e, também, inspirou os militares da ditadura imposta em 1964. O modelo castilhista consiste em, sob um véu constitucional, concentrar os poderes do Estado no Poder Executivo.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788520502143
    Pré vendaNão
    Peso268g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas240
    Código Interno188037
    Código de barras9788520502143
    AcabamentoBROCHURA
    AutorFREITAS, DECIO
    EditoraSULINA
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    SE DISPONÍVEL NO FORNECEDOR SERÁ ENTREGUE EM dias

    Mais

    O prazo de acordo com a transportadora selecionada.

    Comprar