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    INCLUSÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA

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    Sinopse

    A despeito de qualquer outra justificativa para realização desta obra, consideramos que modo profissional da educação tem uma responsabilidade social para com as minorias existentes no contexto social do qual participa, cumprindo a função dialética proposta por Freire entre o ser humano e seu mundo. Como profissional da educação, não dá para ignorar o contingente de jovens e adultos imigrantes e também seus filhos, que buscam nas escolas brasileiras as chances de uma inclusão social. De igual maneira, não é possível assumir uma ideologia fatalista de imobilidade conforme denuncia Freire em seus escritos, frente à opressão sofrida por tais grupos no interior da própria escola, que normalmente isolados e discriminados pelos traços físicos e linguísticos, têm sido vítimas de preconceito ou sofrido em algum momento palavras de desprestígio ou ação de isolamento social. Assim, ao tempo que esta obra atende a inquietações pessoais, também responde a uma exigência social, quando contribui para elucidação dos problemas relativos à exclusão social de jovens e adultos, cujo processo de escolarização foi negado ou interrompido na idade certa, produzindo os milhões de analfabetos e consequentemente os bolsões de pobreza, o desemprego e toda a sorte de problemas sociais. Do ponto de vista legal, o artigo 5º do texto constitucional, garante tanto aos brasileiros quanto aos estrangeiros residentes no Brasil o direito à igualdade, além de outros assegurados no rol dos direitos e garantias fundamentais a todos os cidadãos. Este trabalho não se propõe a esgotar a temática, todavia seus escritos são um alerta e também um indicativo para todos os profissionais da educação que coadunam a idéia processada por Freire (1996): a idéia de que uma das tarefas mais importantes da prática educativa crítica é propiciar as condições necessárias para que os educandos possam assumir-se como ser social, como ser histórico, como ser que pensa e que faz cultura, como ser que se comunica, como ser que transforma, que cria, que realiza sonhos, mas sobretudo que ao assumir-se, aprende a aceitar o outro.
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    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788562480690
    SubtítuloPOLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINORIAS MARGINALIZADAS EM REGIÃO DA FRONTEIRA AMAZÔNICA
    Pré vendaNão
    Peso424g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões23 x 16 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas154
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2010
    Código Interno914650
    Código de barras9788562480690
    AcabamentoBROCHURA
    AutorFABIANO, LUCIANA | UCHÔA, MARCÉLIO | AMARO, MÍ­RIAN
    EditoraCRV
    Sob encomendaSim
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