JOGO, MIMESE E SOCIALIZAÇAO - OS SENTIDOS DO JOGAR COLETIVO NA INFANCIA
Passe o mouse na imagem para ver detalhes Ampliar

JOGO, MIMESE E SOCIALIZAÇAO - OS SENTIDOS DO JOGAR COLETIVO NA INFANCIA

O que há em comum entre a infância de Walter Benjamin na cidade de Berlim do final do século XIX e o recreio escolar de uma escola municipal no bairro do Butantã, em São Paulo? O que move o brincar infantil? Lançando mão de categorias como ''jogo'', ''socialização'' e ''mimese'', Tamara Grigorowitschs apresenta uma análise do brincar que aborda essas e outras questões, revelando o papel do jogo para os processos de socialização e de construção do self na infância. Características do brincar como a fantasia, a repetição e a abstração permeiam mimeticamente tanto o modo lúdico como Benjamin interage com os personagens fantásticos de sua infância - o ''Corcundinha'' ou então ''o monstro que morava no fundo do prato de sopa'' - , como também as brincadeiras de perseguição à ''Loira do Banheiro'' de uma turma de crianças do Ensino Fundamental I de uma escola pública paulistana. E quais seriam as diferenças entre essas duas modalidades de brincar na infância? Para além das diferenças culturais, temporais e espaciais, que sem dúvida revelam distinções significativas, Benjamin descreve o seu próprio brincar a partir da interação com objetos, seres fantásticos e pessoas adultas, mas não com outras crianças. A turma de crianças observada no recreio escolar, por outro lado, fundamenta o seu brincar também nas relações coletivas, na interação entre pares. Essa peculiaridade do recreio escolar, a possibilidade de encontrar todos os dias um mesmo grupo de crianças em um espaço destinado ao brincar, faz do recreio um momento muito particular de interações infantis. Mas, como compreendê-las? Este livro revela, sobretudo, que o jogo infantil é uma categoria analítica forte; aqui, na análise da socialização infantil, o pega-pega, o futebol, as brincadeiras de mamãe e filhinha, ganham o mesmo peso que as relações familiares, escolares, de gênero etc., apresentando uma dimensão fundamental dos processos de construção do self infantil.
Editora: ALAMEDA
ISBN: 9788579390906
ISBN13: 9788579390906
Edição: 1ª Edição - 2011
Número de Páginas: 258
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14.00 x 21.00 cm.
por R$ 54,00