MIDIA E PODER - IDEOLOGIA, DISCURSO E SUBJETIVIDADE

MIDIA E PODER - IDEOLOGIA, DISCURSO E SUBJETIVIDADE

As constelações temáticas do campo semântico ''mídia e poder'' são inúmeras, como constatará o leitor desta coletânea 'Mídia e Poder', construída a partir de uma diversidade de enfoques teóricos-metodológicos, animados com a fome da crítica.A pergunta posta pelo enunciador do livro é: por que analisar os media a partir da temática do poder? Além de pensar uma sociedade mais democrática, a resposta envolve a construção de movimentos contra-hegemônicos, encarando- se os media como lugar de lutapelo poder simbólico.A partir dessa perspectiva práticoteórica, são desenvolvidos temas como a naturalização da vigilância nos reality shows, a construção de estereótipos e a exotização do outro, a colonização da cultura pelos imperativos sistêmicos, bem como a constituição do jornalismo popular, as mídias alternativas, os observatórios de comunicação, as tecnologias para apagar lembranças, as políticas do esquecimento, a passionalização pelo medo nos media, o sofrimento em sua ligação com o poder, entre outros.O livro se postula a partir do giro multidirecional que escancara a performatividade mediática nos mais diversos contratos comunicacionais, examinando, com acuidade, não somente ideologia, hegemonia e dominação de classe, em geral abordados a partir de autores de cepa moderna, mas também a construção das socialidades e subjetividades pós-modernas, nas superfícies dos media, segundo perspectiva dos estudos culturais e políticos.José Luiz Aidar Prado Professor doutor do Programa de Pósgraduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e coordenador do Grupo de Estudos em Mídia Impressa.
Editora: MAUAD
ISBN: 8574782777
ISBN13: 9788574782775
Edição: 1ª Edição - 2008
Número de Páginas: 312
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14.00 x 21.00 cm.
por R$ 70,70