Minha sacola

    Favoritar

    NADA SOARÁ COMO ANTES

    Ref:
    916309

    Por: R$ 40,16

    Preço a vista: R$ 40,16

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Por séculos seguidos a sociedade ocidental acostumou-se a ouvir a música erudita, mormente chamada de música clássica. Nobres e burgueses se renderam ao encanto de compositores que tiveram seus nomes consagrados na história. Beethoven, Mozart, Bach, Carlos Gomes são apenas alguns. Estes e outros compositores construíram e sedimentaram o que ficou conhecido como paradigma tonal, um modo de compor, mas também um modo de ouvir. No final do século XIX a música erudita começou a soar diferente. No século XX as vanguardas questionaram o paradigma tonal e tudo que ele representava não só em termos técnicos mas também sociais e políticos. A música começou a soar bem diferente. O que unia toda a música erudita ocidental, o paradigma tonal, sucumbiu. Atonalismo, serialismo, politonalismo, microtonalismo, dodecafonismo. Música Nova, Música Viva, Nacionalismos. Tentativas de construção de um novo paradigma musical. Anunciou-se mesmo o fim da era dos paradigmas. Outras questões, já presentes no século XIX foram retomadas. Nacionalismo, música popular e música erudita, e no século XX cultura de massa, reprodutibilidade técnica do som. Estas questões aqueceram os debates musicais. E é esta multiplicidade de experiências e debates que possibilita pensar um novo paradigma: o paradigma histórico-cultural. Este paradigma, longe de solucionar as discussões da música ocidental, as retoma e as historiciza. O paradigma histórico-cultural talvez não seja de grande alento para o compositor, pois não trará regras e técnicas de composição. Muito pelo contrário, a adoção de regras e técnicas não o isenta das questões históricas, sociais e culturais que as embasam. O riso cínico de Mozart para a aristocracia, o virtuosismo do romantismo, o isolamento auto-imposto do fim do renascimento não são suficientes. As lutas do século XX mostraram que o musicista não pode mais se desatar das questões sociais.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788580421743
    SubtítuloDESCONSTRUÇÃO DO PARADIGMA TONAL NA MÚSICA ERUDITA NO SÉCULO XX
    Pré vendaNão
    Peso266g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões21 x 14 x 0.6
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas90
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2011
    Código Interno916309
    Código de barras9788580421743
    AcabamentoBROCHURA
    AutorMORILA, AILTON PEREIRA
    EditoraCRV
    Sob encomendaSim
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar