PERPLEXIDADE NA UNIVERSIDADE - VIVENCIA NOS CURSOS DE SAUDE

PERPLEXIDADE NA UNIVERSIDADE - VIVENCIA NOS CURSOS DE SAUDE

Sabemos da dor imensa que é ver dimensões fundamentais da nossa saúde serem menosprezadas, no momento confuso e tenso da crise da doença, por profissionais que nos tratam com a atenção focada apenas no órgão de nosso corpo considerado avariado como se fossem apenas mecânicos de gente. Por causa dessa dor, investir e estudar novos caminhos para a formação profissional em saúde é urgente e importante.A construção de novos formatos para o ensino em saúde não pode depender apenas da formulação depropostas pelos grandes estudiosos do campo ou pelas lideranças institucionais. É preciso ouvir as insatisfações, as reflexões e os sonhos dos estudantes e professores que vêm cotidianamente tentando driblar as dificuldades e construir iniciativas desuperação Há na universidade brasileira um movimento antigo de busca de novas formas de ensino que vêm experimentando e difundindo um significativo saber de reorientação do aprendizado. Para um conjunto considerável de estudantes mais comprometidoscom a transformação social, estruturou-se um currículo informal que, ao mesmo tempo, critica o modelo dominante de ensino como também aponta caminhos, já testados e aperfeiçoados na atual estrutura universitária, para uma reforma mais ampla. É precisoescutar este movimento.Este livro procura trazer à tona esse saber crítico e propositivo mediante histórias sobre vivências no cotidiano acadêmico que marcaram, de modo negativo ou positivo, a formação de estudantes e ex-estudantes, representantesdessa parcela dinâmica da universidade brasileira. São histórias carregadas de emoção, perplexidade e sonho que denunciam o velho e anunciam o novo.
Editora: HUCITEC
ISBN: 8585148349
ISBN13: 9788585148348
Edição: 1ª Edição - 2006
Número de Páginas: 308
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14.00 x 0.00 cm.
por R$ 41,00