0

Meu carrinho

    Favoritar
    PROCESSO DE DOMINAÇAO POLITICA NO EQUADOR, O
    Ref:
    864649

    Por: R$ 49,00

    Preço a vista: R$ 49,00

    Comprar

    Sinopse

    O equatoriano Agustín Cueva (Ibarra, 1937-1992) é um dos grandes nomes do pensamento crítico latino-americano. Em sua breve existência produziu obras que resistiram ao duro teste do tempo e se transformaram em leitura obrigatória para os interessados no conhecimento de nossa realidade comum. A publicação em português de O processo de dominação política no Equador foi sua primeira obra de extração sociológica e permitirá ao leitor observar tanto o refinado estilo literário do autor quanto a análise do Estado, da economia, das classes sociais e da ideologia no país andino.
    Neste livro Agustín Cueva exibe a força da interpretação marxista da realidade equatoriana e a potência teórica e duradoura do caminho inaugurado por José Carlos Mariátegui nos anos 30 do século XX. É fecunda a interpretação de Cueva sobre o conflito político no Equador, revelando agudo conhecimento dos clássicos do marxismo e, na mesma medida, dos autores da tradição do pensamento crítico latino-americano.
    O caudilhismo, o populismo, o nacionalismo, sempre escrutinados pela superficialidade e carga ideológica da sociologia dominante, são tratados com extremo talento, devidamente articulados a partir do conflito de classes e a busca permanente e acidentada da hegemonia burguesa equatoriana. Os fenômenos históricos, como o varguismo, o peronismo, o cardenismo e o velasquismo, são compreendidos como resultado de um enorme conflito de classe que ainda não encontrou uma solução socialista em nenhum dos grandes países da América Latina.
    Agustín Cueva nasceu em Ibarra, Equador e foi professor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade Nacional Autônoma do México (CELA-UNAM) durante a maior parte de sua vida. Escreveu ampla obra centrada na sociologia da literatura e no pensamento crítico latino-americano, nas quais se destacam os temas relativos à teoria marxista, as democracias restringidas da América Latina, a natureza do Estado latino-americano e seus regimes políticos, a ascensão do pensamento conservador e, especialmente, a original interpretação do desenvolvimento capitalista na América Latina.
    O processo de dominação política no Equador é livro decisivo para o conhecimento do país andino, elaborado quando ainda era um simples sociólogo de seu país natal. No entanto, de maneira precoce, já exibia enorme talento para a polêmica, aliado a não menor capacidade de aguda observação sobre os problemas decisivos da dominação burguesa em nosso continente. Por isso se tornou autor indispensável na tradição do pensamento crítico latino-americano e também com razão um clássico na sociologia latino-americana.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788552401254
    Pré vendaNão
    Peso270g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas220
    Número da edição2ª EDIÇÃO - 2019
    Código Interno864649
    Código de barras9788552401254
    AcabamentoBROCHURA
    AutorCUEVA, AGUSTIN
    EditoraINSULAR
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    SE DISPONÍVEL NO FORNECEDOR SERÁ ENTREGUE EM dias

    Mais

    O prazo de acordo com a transportadora selecionada.

    Comprar