PROJETOS EM DISPUTA NA DEFINIÇAO DAS POLITICAS DA FORMAÇAO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇAO BASICA NO
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PROJETOS EM DISPUTA NA DEFINIÇAO DAS POLITICAS DA FORMAÇAO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇAO BASICA NO

Este livro, a partir da análise do processo de discussão das políticas educacionais desde a elaboração da Constituição de 1988, busca identificar o conteúdo das propostas para a formação de professores dos diferentes sujeitos políticos coletivos envolvidos nesse debate, e o grau de organicidade dessas propostas.Partindo desse objetivo, a obra discute as diferentes propostas para a formação docente oriundas da sociedade civil, tanto nos aparelhos privados de hegemonia do campo do trabalho quanto do campo do capital e da aparelhagem estatal nas diversas conjunturas que marcaram os anos de neoliberalismo no País. Além disso, estuda como o Estado, em sentido estrito, e a sociedade civil manifestaram e defenderam suas proposições no bojo das disputas entre o projeto democrático de massas e projeto liberal-corporativo.Na consecução desses objetivos, esta obra fundamentou-se nos elementos constitutivos da teoria de Estado de Antônio Gramsci.Estão contemplados aqui o estudo dos principais marcos de definição das políticas educacionais no País e, mais especificamente, para a formação de professores, no período de 1987 a 2001, concebidos como parte dos processos de construção da hegemonia neoliberal e das lutas contrárias à hegemonia desse projeto: processo constituinte (1987-1988), elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1988-1996), tramitação do Plano Nacional de Educação (1997-1998) e discussões em torno da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (2001). Esses processos são examinados com informações e riqueza de detalhes sobre sua tramitação, propostas, sujeitos, coletivos e individuais, e embates travados. O estudo está fundamentado em ampla pesquisa bibliográfica, em rigorosa pesquisa e análise de documentos, bem como na realização de entrevistas com importantes sujeitos que participaram desses processos. Certamente, nesse ponto, situam-se as principais contribuições da obra, um olhar
Editora: APPRIS
ISBN: 9788547309961
ISBN13: 9788547309961
Edição: 1ª Edição - 2018
Número de Páginas: 417
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16.00 x 23.00 cm.
por R$ 74,00