PROPAGANDA E LEGITIMAÇAO NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA - 1968-1977
Passe o mouse na imagem para ver detalhes Ampliar

PROPAGANDA E LEGITIMAÇAO NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA - 1968-1977

Propaganda e legitimação na ditadura militar brasileira (1968-1977) é fruto da dissertação de mestrado defendida em 2011 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo principal deste livro é analisar as relações entre a propaganda brasileira num período da ditadura militar que compreende os anos do auge do modelo econômico aplicado (o chamado milagre econômico brasileiro) até o agravamento da crise iniciada em 1974. Objetivamente, nossa questão é entender se e como a propaganda nacional se alinhou ao projeto de comunicação da ditadura (AERP/ARP), adaptando a forma da propaganda aquela desejada pela agência oficial, contribuindo para a manutenção de um tipo de legitimidade além do uso exclusivo da violência física. Devido a temática escolhida e a forma de sua estrutura, o livro acaba por atingir um público heterogêneo, ou seja, pretende ir além dos muros da academia. Ao dialogar com alguns campos da comunicação, acreditamos que a leitura contribui não apenas para os interessados na temática da ditadura militar no Brasil, mas, também, para os interessados na história da propaganda brasileira e sua evolução a partir dos anos 1950 (terreno este, em grande parte, coberto por sociólogos, antropólogos e memorialistas). Acreditamos, ainda, que a importância deste livro reside em ampliar o campo de pesquisa no que diz respeito as relações entre a propaganda e a ditadura militar. Embora importante, o campo concentra-se na análise dos anúncios impressos que circulavam em periódicos, nossa proposta aqui é propor uma análise dos anúncios que circulavam na televisão.Como é fruto de pesquisa acadêmica, o livro passou por algumas alterações para tornar a leitura mais fluida, num formato menos acadêmico, mas sem prejuízo da análise. Do ponto de vista estrutural, destacamos dois pontos que sofreram alguma alteração para com o texto original. Em primeiro lugar, alguns dados foram atualizados, sobretudo os referentes aos comerciais uti
Editora: PRISMAS EDITORA
ISBN: 9788555073700
ISBN13: 9788555073700
Edição: 1ª Edição - 2016
Número de Páginas: 281
Acabamento: BROCHURA
Formato: 15.00 x 21.00 cm.
por R$ 54,00