Minha sacola

    Favoritar

    VIGOTSKI E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

    Ref:
    934981

    Por: R$ 61,00

    Preço a vista: R$ 61,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Avaliamos o tempo todo, e esse é um ato que circunscreve os seres humanos no contexto da genericidade. No entanto, existe uma distância de dimensões extremas entre a necessidade de avaliar como uma atividade humana e a avaliação proposta nas escolas, pois, enquanto a vida se apresenta sob condições idiossincráticas, a educação escolar, principal lócus de sistematização dos conhecimentos mais elaborados que a humanidade já produziu, ainda se mostra como uma prática científica incipiente no quesito avaliação daquilo o que é ensinado, como forma de superação de uma realidade obscura, rumo à apropriação de bens culturais na formação da consciência.
    Essa consciência é social e incorporada por apropriação, sendo as instituições educacionais responsáveis por analisar, organizar, sintetizar e transmitir os conhecimentos científicos que possibilitarão a compreensão do mundo, pelos indivíduos, e subsidiarão a sua existência, envolvendo a complexidade desse processo em contextos sociais e culturais adversos. No entanto, esse movimento prescinde à reflexão da prática social na sua essência, ação necessária para a superação dos limites impostos pelo plano das aparências, diante das contradições condicionantes das relações entre os homens. Vigotski e a avaliação da aprendizagem escolar é uma obra que pondera sobre essas e outras questões, auxiliando professores, gestores e pesquisadores a agenciarem análises acerca de como a escola atual conduz os seus alunos e demais envolvidos para a interpretação da própria condição humana.
    Com bases epistemológicas calcadas na filosofia de Karl Marx, o livro promove reflexões sobre a avaliação da aprendizagem escolar em interface com a Psicologia Histórico-Cultural e com a Pedagogia Histórico-Crítica, a partir de aproximações com o método do materialismo histórico dialético, na intenção de contribuir para a formação de indivíduos capazes de avaliarem a própria conduta, promovendo sua inserção no gênero humano por meio da escola, mas, sobretudo, formando seres integrantes da coletividade e transcendendo as provas e exames descolados da realidade.
    Para tanto, a autora analisa as formas de pensamento na História, encerrando na análise de documentos oficiais propostos pelo sistema brasileiro de ensino, e defende a avaliação totalizante como forma de aliar a atividade escolar à realidade vivida pelos seres humanos, em unidade dialética.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786558206569
    Pré vendaNão
    Peso321g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 0.16
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas221
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2020
    Código Interno934981
    Código de barras9786558206569
    AcabamentoBROCHURA
    AutorMACEDO, MARASELLA DEL CÁRMEN SILVA RODRIGUES
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar