VISÍVEL E O INVISÍVEL DA IMAGEM
Passe o mouse na imagem para ver detalhes Ampliar

VISÍVEL E O INVISÍVEL DA IMAGEM

O visível e invisível da imagem apresenta uma análise da imagem sob o olhar peculiar da Análise do Discurso, mostrando-a como uma materialidade passível de jogo, de desvios e mesmo de equívoco. O que há na imagem que a faz perturbar os sentidos? Dar rumos tão distintos a cada leitura? O leitor pode ser considerado autor do texto que lê? Como se produz o efeito de unidade na textualidade do significante visual? Essas são algumas questões contem-pladas nesta obra. A investigação centrou-se no funcionamento do processo discursivo de interpretação de livros de imagens a partir de atividades de leitura e de escrita realizadas em sala de aula. A noção de autoria é revisitada e implica no conceito de texto, o que permite prever o efeito de abertura ao lado do de fechamento como possibilidades de organização da dispersão discursiva. Conceitos como o de puctum, ponto cego e olhar voyeur ajudam a compreender o que ocorre com o sujeito que suspende seu gesto de interpretação ao ler/ver imagens. O percurso teórico fazendo a costura com outros campos das ciências humanas possibilita distinguir os processos discursivos de ler, interpretar, compreender, ver e olhar. Dessa forma, essa obra contribui para o estudo da imagem enquanto materia-lidade discursiva, assinalando suas especificidades e vai além ao refletir sobre o ensino de leitura e escrita e ao incitar novas formas de significação como práticas sociais de materialização do discurso.
Editora: MERCADO DE LETRAS
ISBN: 9788575915004
ISBN13: 9788575915004
Edição: 1ª Edição - 2017
Número de Páginas: 276
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16.00 x 23.00 cm.
por R$ 72,00