Minha sacola

    #VAIPRACUBA! : A GÊNESE DAS REDES DE DIREITA NO FACEBOOK

    Favoritar
    Ref:
    880633

    Por: R$ 61,00

    Preço a vista: R$ 61,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    O livro #VaipraCuba! A gênese das redes de direita no Facebook investiga a campanha digital de 2014, um laboratório para experimentações das estratégias e táticas comunicacionais que teriam seu ápice na vitória de Jair Bolsonaro em 2018. Naquele pleito, ainda antes do Brexit e da eleição de Donald Trump, começou a se desenhar um alinhamento entre atores que produziram sistematicamente informações e opiniões eleitorais, exibindo um posicionamento orgulhoso de direita. Até então, tudo isso estava fora do radar da imprensa e da pesquisa especializada. A observação foi provocada por uma inquietação com o enorme crescimento de um canal chamado TV Revolta no Facebook meses antes da disputa. Como investigar iniciativas de cobertura informacional feitas por atores anônimos que demonstram desprezo pelo sistema político e atraem milhões de seguidores nas mídias sociais? A despeito da moderação petista, como havia, nas mídias sociais, gritos de "vai pra Cuba, comunista" quando se avaliavam as políticas dos últimos três mandatos do partido? O resultado das análises apresenta os primeiros achados sobre redes de campanha apócrifa formadas, em grande medida, por conteúdo gerado pelos próprios usuários ou coproduzido em interface com comitês eleitorais de forma subterrânea e obscura no Brasil. Quando da produção deste texto, em 2015, Bolsonaro ainda era uma figura caricata que remetia às franjas do sistema político e relembrava o porão da Ditadura Militar. Olavo de Carvalho era apenas uma figura mítica que frequentadores de fóruns conservadores idolatravam e quase ninguém fora do nicho conhecia. Todavia, suas transmissões ao vivo na "Panelinha da Direita" tinham a participação de influenciadores digitais de diversas regiões do Brasil, lentamente construindo um bunker digital para propagar conteúdos direitistas. O leitor encontrará nas páginas deste livro uma investigação da gênese e da consolidação de um aparato digital de campanha que foi experimentado contra Dilma Rousseff. Nos próximos anos, as táticas de 2014 foram repetidas com mais investimento e fizeram parte do impedimento da presidente e da inédita vitória de um candidato a presidente sem organização partidária capilarizada, tempo de propaganda eleitoral ou alinhamento com o status quo.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788547330132
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 0.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas213
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2019
    Código Interno880633
    Código de barras9788547330132
    AcabamentoBROCHURA
    AutorSANTOS JUNIOR, MARCELO ALVES DOS
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar