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    11 PILARES PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - 2022

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    Sinopse

    Em meio a uma realidade desumanizante e excludente, em que muitos não têm o mínimo para a viver com dignidade, e que práticas discriminatórias são recorrentes, a Educação em Direitos Humanos (EDH) apresentase como uma mensagem de esperança, um instrumento para combater e prevenir violações. No entanto, não é qualquer EDH que tem potencial transformador, tendo em vista que esta pode, paradoxalmente, ser tanto mantenedora do status quo quanto um caminho em prol dos direitos humanos. Este livro endereça o aspecto fundacional da EDH, ou seja, propõe o alicerce necessário para que a EDH cumpra a missão de endereçar injustiças sociais e dar voz aos silenciados, baseando-se em três vigas mestras 1) uma visão crítica dos direitos humanos, 2) a ambiência democrática de John Dewey, Christopher Ansell e Charles Sabel e 3) a pedagogia crítica de Paulo Freire. Inicialmente, promove-se uma reflexão crítica sobre os direitos humanos, oferecendo-se um panorama das críticas e das principais escolas de direitos humanos. Em seguida, mergulha-se no pragmatismo de Dewey que defende democracia enquanto modo de vida em comunidade, bem como no experimentalismo democrático (ED), expressão de tal pragmatismo na atualidade. O ED propõe que as práticas humanas sejam consideradas como experimentos estruturados que, por meio de cautelosa observação e análise de resultados, vão guiar aprimoramentos nas experiências subsequentes. Nesse sentido, a EDH deve ter como finalidade não apenas educar em direitos humanos, mas também refletir como tornar a experiência educacional cada vez mais eficiente, aprendendo-se tanto com êxitos quanto com insucessos. Na sequência, aborda-se a pedagogia crítica de Paulo Freire, que propõe a educação como um processo humano, dialógico, que busca a construção do pensamento crítico e da liberdade e, partir da obra freireana, propõe 11 princípios para a EDH. Assim, ousa-se acreditar que este livro esboça um sistema apto a ser a fundação para qualquer processo de EDH.
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    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786559084135
    SubtítuloREFLEXÕES SOBRE CRÍTICAS AOS DIREITOS HUMANOS, DEMOCRACIA PRAGMATISTA E PEDAGOGIA CRÍTICA
    Pré vendaNão
    Peso220g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões23 x 16 x 1.1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas120
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2022
    Código Interno1014201
    Código de barras9786559084135
    AcabamentoBROCHURA
    AutorBARBOSA, LUTIANA VALADARES FERNANDES
    EditoraTIRANT DO BRASIL
    Sob encomendaSim
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