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    A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGICA POLÍTICA DO MST: POR UMA PEDAGOGIA DA LUTA E DA RESISTÊNCIA

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    Sinopse

    A garantia da existência para além das atuais relações dominantes no capitalismo dependerá de relações sociais capazes de engendrar um modelo de produção que não inviabilize a vida na sua particularidade, na sua diversidade e na sua unidade, isto é, na sua totalidade. Relações que bloqueiem ou impeçam, ao invés de ampliar, as contradições que levam às falhas ou rupturas no metabolismo entre sociedade e natureza. Como princípio orientador, este livro procura sustentar que, se de um lado, os rearranjos capitalistas decorrentes das mudanças no processo de acumulação do capital, impulsionadas pelo atual estágio do imperialismo, ampliam e intensificam as contradições no mundo do trabalho, gerando perdas e misérias às massas de trabalhadores, por outro, ensejam lutas cujas formas e conteúdos, como atestam determinadas lutas antissistêmicas na América Latina, apontam, polissemicamente, para utopias e projetos de um outro mundo, de uma nova sociabilidade e de um novo metabolismo entre sociedade e natureza. O problema central é: se as lutas sociais travadas pelo MST produzem conhecimentos, saberes e práticas, não produziriam também uma determinada pedagogia? Se sim, como as mediações geradas nessas lutas podem nutrir e fertilizar a práxis dos educadores e educadoras, de educandos e educandas, na formulação e condução de um projeto educacional e de formação humana que apontem “para além do capital”, em outras palavras, que contribuam para o enfrentamento e superação das contradições da sociedade de classes capitalista? Não seriam as ações de luta do MST práticas pedagógicas, colocando-se como atividade sistemática (teórica e filosófica) e intencional (política e pedagógica) de intervenção na realidade, gerando processos educacionais particulares, mas também universais? Como as diferentes mediações prático-teóricas e ético-filosóficas geradas nessas ações de lutas agem no movimento de formação da consciência dos sujeitos sociais que nelas se encontram, conformando sua práxis? Para apreender as mediações produzidas nessas lutas e como elas podem intervir na formação da consciência, consideramos que é necessário examinar em que medida essas ações interagem entre si e com as determinações mais particulares e mais gerais que conformam a luta pela terra e a expressão maior do seu antagonismo, o agronegócio.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788547315283
    SubtítuloPOR UMA PEDAGOGIA DA LUTA E DA RESISTENCIA
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14.8 x 0.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas307
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2018
    Código Interno851774
    Código de barras9788547315283
    AcabamentoBROCHURA
    AutorVARGAS, LUIZ AMERICO ARAUJO
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

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