Minha sacola

    A EDUCAÇÃO NA VIDA E A VIDA NA EDUCAÇÃO

    Favoritar
    Ref:
    969820

    Por: R$ 40,00

    Preço a vista: R$ 40,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Quando recebemos o convite para escrever o prefácio desta publicação, fomos tomados de uma imensa alegria, pela oportunidade de participar de um registro das reflexões e experiências deste ciclo pelo qual passa o PET-Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, ao lado da professora tutora Patrícia Lima Martins Pederiva. Ao longo dos anos, partilhar com estas pessoas os ambientes de estudo, de pesquisa e a convivência cotidiana tem sido uma inspiração e um rico aprendizado, sendo para nós um privilégio acompanhar todo o processo que chega até esta obra. Tratar de educação com rigor acadêmico e afetivo significa, a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, base teórica praticada pelo grupo PET – Educação, entender Educação como o desenvolvimento humano na cultura. Isto significa que todas as experiências, desde a infância, e a forma como orienta-se a reação a elas com o suporte das possibilidades oferecidas pelas pessoas e contexto cultural, vão dando forma ao comportamento, ao modo de estar no mundo. Assim, o sentido da educação é possibilitar o maior número de experiências da forma mais diversa e heterogênea, oferecendo um ambiente em que se permita criar, tentar, arriscar, para uma reflexão de si na relação com o mundo e, finalmente, para uma orientação de si na sua relação com o mundo.

    Esta perspectiva de educação está acompanhada de uma concepção que percebe a pessoa humana em movimento: não apenas o movimento que acompanha o crescimento e a maturidade de bebê à vida adulta, mas também o movimento pelo qual se passa ao longo das afirmações, oposições e contradições dos encontros e da cultura, e que podem transformar radicalmente aquilo que há pouco era tido como inquestionável. A pessoa humana, portanto, é um ser de possibilidades, em que o ambiente oferece situações e experiências que colocam transformações na iminência de acontecer, podendo afirmar ou transformar o comportamento. Não há neste horizonte espaço para as ideias de pessoa e de educação que proponham a determinação do comportamento, adestrar o corpo, cercear a livre expressão, oprimir as vontades, doutrinar a consciência, condicionar o intelecto, entre muitos dos outros objetivos de educação propostos segundo concepções opressoras e utilitaristas. A pessoa humana, como ser de possibilidades, é entendida como ser de livre expressão – intelectual, afetiva, corporal – e que, entendendo-se desta maneira, comporta-se de maneira ética para não cercear a livre expressão de outra pessoa....

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788579936814
    SubtítuloUMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso297g
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 20 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas197
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2019
    Código Interno969820
    Código de barras9788579936814
    AcabamentoBROCHURA
    EditoraPEDRO E JOAO EDITORES **
    Sob encomendaNão
    OrganizadorPEDERIVA, PATRICIA LIMA MARTINS

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar