Minha sacola

    Favoritar

    A EXPERIÊNCIA REX

    Ref:
    583251

    Por: R$ 75,00

    Preço a vista: R$ 75,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    O Grupo REX, formado por Wesley Duke Lee, Nelson Leirner e Geraldo de Barros, Carlos Fajardo, José Resende e Frederico Nasser, expressa sua inconformidade com o precário mercado de arte brasileiro através de manifestos polêmicos e bem humorados, como o jornal-boletim “Rex-Time”, cuja primeira edição possuia a seguinte manchete: “AVISO: É A GUERRA”.

    O livro de Fernanda Lopes analisa a formação e atuação do Grupo Rex no contexto da arte brasileira na segunda metade dos anos 1960, em apenas um ano exigiram um espaço produtivo para a arte contemporânea, inconformados com a ausência de espaço para opiniões transgressivas e inovadoras no sistema de arte. A autora enfatiza a importância do grupo para seu tempo e a singularidade de sua contribuição e influência para os artistas que vieram depois, insistindo que o meio de arte brasileiro tem muito o que aprender.

    A galeria do grupo, a “Rex Gallery & Sons”, constituiu um centro vivo de informações sobre arte contemporânea, um verdadeiro “museu experimental”. Os Rex foram estimuladores culturais consistentes, que mostraram ser possível integrar uma pesquisa criadora à atuação educativa.

    As passagens dessa saga memorável são cuidadosamente descritas e analisadas pela autora, que não se rende ao fascínio por esse capítulo palpitante da década da cultura brasileira e ocidental, conseguindo demonstrar com segurança e verve a singularidade da contribuição do Grupo em seu contexto sócio-cultural. Dessa maneira, A experiência Rex é um dos ensaios mais densos sobre um dos mais importantes grupos de arte contemporânea brasileira.

    Sobre o autor: FERNANDA LOPES é mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Desde 2001 colabora com jornais e revistas como Bravo! e Gazeta Mercantil. Foi pesquisadora colaboradora no livro “Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas” (Funarte, 2006), e assistente de curadoria na exposição “Arte Como Questão – Anos 70” (Instituto Tomie Ohtake, SP, 2007).
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788598325873
    Subtítulo"ÉRAMOS O TIME DO REI"
    Pré vendaNão
    Peso390g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões21 x 14 x 2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas272
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2009
    Código Interno583251
    Código de barras9788598325873
    AcabamentoBROCHURA
    AutorLOPES, FERNANDA
    EditoraALAMEDA
    Sob encomendaNão
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar