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    A ILHA E O ORNITORRINCO

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    Sinopse

    A primeira parte de nosso esforço repousa na análise dos resultados dos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental (EF), que aqui chamaremos de fundamental 1 (F1); em seguida, nos ocuparemos dos resultados dos anos ?nais (6º ao 9º) do fundamental 2 (F2). Num terceiro momento, assumimos o desa?o de "comparar", com todo risco latente, o resultado dos fundamentais 1 e 2. Esperamos, ao ?nal, poder apresentar questões necessárias perante os desa?os da política educacional local e geral.
    No esforço de um olhar por dentro, observando a lógica interna do Ideb, para assim, melhor compreender os resultados "para fora", ou seja, o que se quer esconder ou não se pode revelar: a) estaria o Ideb apenas re?etindo as diferenças sociais e/ou em que medida os dados do Ideb contribuem para alimentar uma concorrência entre as escolas, estudantes e famílias, dilatando e aguçando as diferenças “escolares” e sociais? b) Além de potencializar, estaria o Ideb se nutrindo das diferenças sociais? A primeira possibilidade pode sugerir uma condição passiva, e as seguintes nos alertam para processos endógenos que podem dialogar com situações externas. Conversaremos com os "resultados" em nível municipal observando por escola e região.
    Partindo das escolas, de sua riqueza viva, concreta, e relacionando os resultados do Ideb às diferentes condições socioeconômicas em que as escolas estão imersas, esperamos desnudar/denunciar, além do apartheid educacional, o olhar e as ações maniqueístas/alienígenas dos tecnoburocratas, e acrescentar um ingrediente a mais, a saber, as condições socioeconômicas e culturais que atravessam as escolas e estão presentes, querendo ou não, no desempenho e nos resultados destas. Logo, sustentamos que não existe neutralidade política ou pedagógica nos resultados do Ideb.
    Como resultado temos o fetiche-deus-nota ou, nesta condição, bônus é produto de uma fetichização do processo educativo, deliberado para alguns e inadvertido para muitos, imperando a individualização e a competição, tira-se qualquer culpa dos expurgos de alunos e professores mal avaliados, da desidratação de conteúdos, da perda da horizontalidade nas relações de trabalho, no funcionamento das escolas e centralidade do trabalho pedagógico, tornando-o apenas um alimentador de plataformas, das degenerações das formações etc.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786525080055
    SubtítuloA DUALIDADE DO IDEB DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA
    Pré vendaNão
    Biografia do autorMestre em Educação pelo PPGE/UFES. Professor da PMV-ES. Efetua estudos críticos sobre Avaliação em Larga Escala X condições sociais.
    Peso327g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas227
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2025
    Código Interno1157290
    Código de barras9786525080055
    AcabamentoBROCHURA
    AutorNASCIMENTO, DANIEL BARBOZA
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

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