Os Cocos, Sambas, Cirandas e cantigas de roda são formas especiais de jogo, modelos interdisciplinares exemplares para a criação de jogos para a prática do teatro na educação: os jogos rapsódicos de aprendizagem das artes cênicas. Por suas características de ludicidade e significação cultural, as músicas e danças são campos de saberes e experiências com temas, formas e conceitos importantes, como o sentido de jogo, o caráter estético, a intensidade, a fascinação, a improvisação, as linguagens artísticas e o valor etnográfico. Este é um programa de jogos para o teatro, com uma metodologia que contempla a educação corporal e musical e integra a dança e a música nos processos de criação e aprendizagem. O jogo rapsódico é uma “brincantoria”, brincadeira e cantoria, com dança, música, narrativas e rapsódias; “contaria de histórias”, brinquedo cantado, dançado, dramatizado, “descrevivido”, descrito com vida. Arte-ação com teatro, música e dança, ação cultural de abertura de conexões colaborativas entre os territórios da pedagogia das artes cênicas e das culturas brasileiras. Estudos e práticas do teatro musical popular brasileiro. Outras relações de ensino-aprendizagem das artes no século XXI. Utopia pedagógica das artes cênicas em diálogo e comunhão com as tradições, que coloca em movimento as musicalidades e corporeidades dos Sambas, Cocos, Cirandas e brincadeiras, as vozes poéticas do brincante, do narrador, do rapsodo, do griot, para complementar os métodos ensinados no Brasil.