0

Meu carrinho

    Favoritar
    AD. H. VAN EMELEN - A TRAJETORIA DE UM ARTISTA BELGA EM SAO PAULO
    Ref:
    851750

    Por: R$ 90,00

    Preço a vista: R$ 90,00

    Comprar

    Sinopse

    Quem adentra o Mosteiro de São Bento, no coração da capital paulista, ou admira a torre da antiga Bolsa do Café, em Santos, tem a chance de apreciar obras de arte que carregam em si múltiplas histórias. Raros, porém, são os que hoje sabem quem foi o criador desses trabalhos, o pintor e escultor belga Adrien van Emelen.
    Adrien Henri Vital van Emelen nasceu em 1868 em Lovaina, na Bélgica. Filho do escultor Leon van Emelen, estudou na Escola de Belas Artes de sua cidade natal e depois em Paris, com Auguste Rodin.
    Em sua carreira como artista plástico na Europa, realizou obras de encomenda tanto para o governo nacional belga e para municípios, além de instituições científicas e universidades. De suas mãos surgiram também bustos, medalhonas e pequenas figuras de terracota e bronze que representavam mineiros, vendedores, trabalhadores do campo e religiosos.
    Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial van Emelen refugiou-se no Reino Unido, onde lecionou artes plásticas e francês. Em 1920, aos 52 anos, emigrou com a família para São Paulo, atraído pelas oportunidades criadas nos primeiros anos da industrialização e do auge do café.
    O Brasil tornou-se o lar definitivo de van Emelen até sua morte, em 1943. Aqui, como escultor, modelou um conjunto significativo de esculturas sacras e profanas. Já como pintor, criou uma infinidade de quadros que embelezaram as casas da burguesia paulistana com imagens que variavam de tipos populares a retratos oficiais.
    Embora suas obras sejam vistas por milhares de pessoas, van Emelen é praticamente desconhecido da historiografia das artes plásticas brasileiras. Com este livro, o público pode conhecer não somente a história deste personagem, mas também saber mais sobre uma produção artística que permaneceu à margem dos amplos debates em torno da arte modernista na época.
    O responsável pela investigação é Marc Storms, que, como van Emelen, emigrou da Bélgica para São Paulo. Ao mergulhar na vida e obra desse escultor e pintor esquecido, conseguiu detectar nada menos que 25 esculturas desse artista em prédios públicos e igrejas no Brasil e na Bélgica, dezenas de terracotas e cerca de 160 pinturas. Nesta publicação ilustrada, ele reconstrói a educação artística, a vida familiar e a carreira de seu compatriota e apresenta ao público suas criações nos dois países.
    O trabalho tem a contribuição da professora Heloísa Barbuy (USP), que traz um relato sobre Adrien como pintor das Arcadas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e explica a importância da doação de 33 pinturas de van Emelen ao Museu Paulista.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788545524304
    Pré vendaNão
    Peso800g
    Livro disponível - pronta entregaSim
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas144
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2018
    Código Interno851750
    Código de barras9788545524304
    AcabamentoCAPA DURA
    AutorSTORMS, MARC
    EditoraMARC ANNA CAMILLE JOZEF MARIA STORMS
    Sob encomendaNão

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    SE DISPONÍVEL NO FORNECEDOR SERÁ ENTREGUE EM dias

    Mais

    O prazo de acordo com a transportadora selecionada.

    Comprar