Este livro aborda a obra de Alinor Azevedo, um dos principais roteiristas do cinema brasileiro, admirado e reconhecido por nomes como Alex Viany, Glauber Rocha e Paulo Emilio Salles Gomes. Autor do argumento de Moleque Tião (José Carlos Burle, 1943), longa-metragem de estreia da Atlântida que lançou Grande Otelo como protagonista, Alinor roteirizou clássicos como Carnaval no fogo (Watson Macedo, 1949), considerado pelos estudiosos como a "chanchada-modelo"; Também somos irmãos (José Carlos Burle, 1949), primeiro filme brasileiro a abordar explicitamente o preconceito racial; e Tudo azul (Moacyr Fenelon, 1952), marco das comédias musicais carnavalescas. O trabalho de Alinor Azevedo, está ligado à busca por um cinema realista e popular, comunicativo e preocupado com questões sociais. Sua influência é perceptível no trabalho de cineastas como Alex Viany, Anselmo Duarte, Roberto Farias e Nelson Pereira dos Santos. Alinor Azevedo e o cinema carioca se destina assim, a uma ampla gama de leitores, desde estudantes, professores e pesquisadores até críticos e profissionais de cinema e audiovisual, bem como ao público mais amplo interessado em arte e cultura no Brasil