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    APRENDER, ENSINAR, CUIDAR NARRATIVAS SOB A À“TICA DE DOENTES ONCOLÓGICOS

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    Sinopse

    A perspectiva deste livro teve início com a inquietação surgida ao longo de anos ao lidar com doente oncológico, mesmo não sendo à época profissional da área da saúde. Essa preocupação levou a questionamentos acerca da situação e das dimensões do sofrimento desses doentes, considerando o que a patologia acarreta para todos os envolvidos. Partindo dessa premissa, busco identificar as condições que favoreceram o surgimento de aprendizagens significativas associadas à circunstância da doença oncológica tendo como premissa o paradigma salutogênico construído por Aaron Antonovsky. O tema, portanto, foi a educação no sofrimento de doentes oncológicos, partindo de uma revisão sobre a Educação ao Longo da Vida. O texto procurou ir ao encontro dessa compreensão, promovendo a transdisciplinaridade, convergindo para a educação no sofrimento dos doentes oncológicos e para a formação dos cuidadores formais e não formais. Assim, lancei mão de uma vasta revisão bibliográfica sobre temas relacionados à Educação ao Longo da Vida, Educação para a Saúde, paradigmas (patogênico e salutogênico) e modelos de Educação para a Saúde, sofrimento, dimensões do sofrimento, cuidar, valores do cuidar, ética do cuidar. Paulo Freire, Kübler-Ross, Leonardo Boff, Rosa Maria Boixareu, Eric Cassel, Torralba i Roselló, Lazarus & Folkman, Milton Mayeroff e Nel Noddings são alguns dos autores utilizados. Esta obra destina-se a profissionais da área da saúde que lidam com cuidados paliativos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, educadores, mas também para aqueles que simplesmente "cuidam", pois constata que nem sempre os doentes conhecem sua capaci - dade de gerenciar suas dificuldades acerca da doença e suas reais necessidades de cuidado, situação que resulta de um desconhecimento, por parte dos cuidadores formais, acerca da vivência que esses têm da enfermidade, com consequências de ordem técnica e ética. Como contribuição, foram listados pontos considerados importantes para a formação dos cuidadores: trabalhar em prol de uma ruptura com o paradigma patogênico, considerando o que os doentes oncológicos têm a ensinar; reforçar os valores éticos para o cuidar e a Educação para a Saúde, no meio acadêmico, pois o cuidar, ou como cuidar, está ligado ao ensino e à aprendizagem, que resulta em um processo intenso e complexo para educar e educar-se.
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    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786558202165
    SubtítuloNARRATIVAS SOB A ÓTICA DE DOENTES ONCOLÓGICOS
    Pré vendaNão
    Peso200g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 0.2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas207
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2020
    Código Interno931886
    Código de barras9786558202165
    AcabamentoBROCHURA
    AutorALMEIDA, ELIANE SILVA FERREIRA
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão
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