Minha sacola

    Favoritar

    ARTE E AGÊNCIA

    Ref:
    847997

    Por: R$ 99,00

    Preço a vista: R$ 99,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Com este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell inova tanto a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indivíduos ou coletivamente, é dotada de intencionalidade, isto é, sua existência influencia os pensamentos e as ações de seu público. Criticando as teorias antropológicas e estéticas existentes que assumem um ponto de vista passivo, e questionando o critério que delega o status de arte somente a uma determinada classe de objetos e não a outras, Gell reformula a antropologia da arte como uma teoria da ação: objetos artísticos, carregados de intencionalidades, são agentes de relações sociais. Sua teoria lança mão, ainda, da noção de “objeto distribuído” da antropologia melanésia, de conceitos da psicologia dos padrões e das percepções e da semiótica, tomando exemplos provenientes de todo o mundo, desde a arte europeia (de Leonardo da Vinci a Duchamp), passando pela Índia, África, e em especial a Polinésia e a Melanésia, onde realizou seu trabalho de campo.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788592886875
    Tradutor para link
    Pré vendaNão
    Biografia do autorAntropólogo inglês, formado pela Trinity College, de Cambridge. Em 1969, Gell fez seu trabalho de campo com os povos Umeda, na Nova Guiné, pesquisa que deu origem à tese de seu PhD na London School of Economics, Metamorphosis of the Cassowaries. Em 1977, conviveu com os povos Muria, da Índia, experiência que lhe rendeu diversos ensaios, dentre os quais o relevante “The Market Wheel”, de 1982. Durante sua vida, Gell trabalhou como professor em universidades como a University of Sussex e a LSE e ministrou palestras, atividade que o interessava muito. Sua obra ficou conhecida principalmente por seus trabalhos relacionados à antropologia da arte, mas a relação entre o tempo e a consciência humana também é um tema sobre o qual se debruçou. Em 1995, Gell se tornou um membro da British Academy por sua distinção acadêmica. Em 28 de janeiro de 1997, morreu de câncer, aos 51 anos de idade.
    Peso450g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões22.7 x 13 x 2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas400
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2018
    Código Interno847997
    Código de barras9788592886875
    AcabamentoBROCHURA
    AutorGELL, ALFRED
    EditoraUBU
    Sob encomendaNão
    TradutorPINHEIRO DIAS, JAMILLE
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar