Numa abordagem predominantemente clínica, este volume da Série Prática Clínica apresenta casos atendidos pelas autoras, de forma a propiciar ao leitor uma oportunidade de acompanhar os dispositivos e as estratégias empregados. Esta obra sobre os casos que envolvem as relações raciais privilegia o trabalho transformador da clínica ao descrever os desdobramentos do profissional para lidar com as questões de seus pacientes, com o manejo da relação estabelecida e a busca por caminhos possíveis de atendimento.
Índice
Apresentação e introdução (Fabiana Villas Boas / Lucineia Nicolau)
Meus traumas Freud explica? O alinhavo necessário entre o intrapsíquico e a realidade objetiva na clínica das relações raciais (Lucineia Nicolau)
Brincando com Dandara: escutando relações raciais na análise de uma criança (Fabiana Villas Boas)
Encontros inter-raciais na clínica: reflexões a partir do caso Odara (Maria Leopoldo e Silva)
Caso Maria: do trauma racial à construção de uma singularidade (Letícia Navarro Nunes / Nathália de Souza Machado dos Reis / Fabiana Villas Boas)
Da angústia de aniquilamento à possibilidade de sonhar a dois na relação analítica inter-racial (Natália Parolin)
As vicissitudes do manejo das Relações Inter-raciais nos Grupos: reflexões a partir da prática clínica (Maria Ondina Peruzzo)
A Clínica do Testemunho na escuta de pacientes negros: a escuta que faz laço, que humaniza, que permite o Ser (Alba Lúcia Dezan)