A reflexão que agora partilhamos procura identificar as várias vertentes da avaliação da aprendizagem em ensino clínico de forma a contribuir para uma cada vez maior adequação deste importante segmento da formação aos objectivos definidos pelas escolas. Com a preocupação de apelar a uma aprendizagem significativa, à reflexão e à aprendizagem auto-regulada com recurso aos processos metacognitivos, este livro procura oferecer um contributo para a formação no Curso de Licenciatura em Enfermagem, defendendo processos cooproduzidos com os destinatários, onde a participação, a reflexão conjunta e o reequacionamento dos recursos devem nortear a intervenção. Sustentado num estudo etnográfico em meio escolar, este livro utiliza uma linguagem autêntica e de reprodução da utilizada pelos actores, penetrando nos universos simbólicos e descodificando os comportamentos e atitudes. Procura um conhecimento profundo, assumindo a complexidade como forma de chegar às várias dimensões do objecto de estudo. Foi utilizada uma estratégia multimétodo, que teve início com a observação participante, prosseguiu com entrevistas a professores e questionários a alunos e terminou com um grupo de discussão. Esta estratégia permitiu uma retroverificação e uma recursividade que foram essenciais na análise da informação. Este livro oferece uma reflexão profunda sobre a realidade da avaliação em ensino clínico no Curso de Licenciatura em Enfermagem, fornecendo contributos na procura de alternativas para essa avaliação.