O Baralho de investigação dos estilos parentais nasceu da necessidade de instrumentalizar a avaliação da dinâmica familiar e das habilidades parentais. Ele é um instrumento que busca auxiliar as crianças a expressarem suas percepções sobre as principais práticas parentais observadas em seu ambiente familiar. Além disso, trata-se de uma ferramenta que auxilia o aplicador a identificar quais práticas parentais são mais ou menos prevalentes e por quem são exercidas, facilitando, assim, a coleta deelementos que vão sugerir o estilo parental predominante. O Baralho é recomendado para crianças com idade pré-escolar e escolar (de 3 a 12 anos) - tendo 12 cartas com desenhos direcionadas para o trabalho com o pré-escolar e 40 cartas com frases para a faixa etária escolar - e pode ser utilizado em psicoterapia infantil, terapia de família ou em outros contextos em que a avaliação de habilidades parentais seja relevante. O instrumento foi desenvolvido a partir da prática clínica com crianças que vivenciavam conflitos no âmbito familiar, e da prática jurídica em perícias psicológicas para varas de família. Tanto as frases quanto os desenhos utilizados no baralho foram desenvolvidos levando em conta o conceito de estilos parentais e como eles podem ser observados no cotidiano. Além disso, as cartas com os familiares são: mãe, pai, avó, avô, tio, tia, madrasta, padrasto, irmão, irmã e uma carta coringa representada pelo símbolo de interrogação.