Minha sacola

    CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

    Favoritar
    Ref:
    1144610

    Por: R$ 88,00

    Preço a vista: R$ 88,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    A partir do título, este livro assume um forte teor reflexivo com enfoque no tema “estudante com alguma deficiência versus educação escolar inclusiva”. Alguns questionamentos levarão o leitor a pensar: quais são os princípios básicos da educação inclusiva? A escola regular deve ser inclusiva? A gestão escolar e o corpo docente têm formação pedagógica para a promoção da educação inclusiva? Quais recursos materiais e pedagógicos podem ser utilizados? Como se caracteriza a prática pedagógica inclusiva nas escolas que oferecem Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Esse serviço é uma panaceia para todos os problemas? O AEE é um complemento para a efetivação da inclusão dos estudantes com deficiência na escola? A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é um “puxadinho” institucional?
    Com base na sua formação acadêmica e profissional, a autora analisou práticas pedagógicas realizadas nas SRMs e seus desdobramentos no processo de inclusão dos estudantes da Rede de Ensino Municipal em Pernambuco. Os diferentes atores escolares (gestor, professor, apoio escolar e família de estudantes com deficiência) compreendem a prática pedagógica inclusiva no interior da escola de forma multifacetada. Entre os corpos gestor e docente, predomina o discurso preconizado pelas políticas públicas, no entanto, há um acentuado hiato em relação à prática pedagógica inclusiva
    cotidiana. Em geral, os familiares dos estudantes revelam confiança e esperança nos benefícios advindos da escola.
    Além disso, este livro traz discussões referentes aos tópicos: a) na atualidade, apesar da legislação vigente, o processo de formação de professor promovido pelas instituições de ensino superior não tem sido adequado para a área da Educação Especial; b) em algumas circunstâncias, os planos oficiais dos governos (federal, estadual e municipal) não são exequíveis no contexto local; c) o avanço da democratização do ensino não tem garantido, plenamente, acesso, permanência nem sucesso da aprendizagem dos estudantes com e sem algum tipo de deficiência. Considerando o exposto, é possível afirmar que este livro contribuirá para a reflexão/ação de profissionais de ensino e, também, para os formuladores e executores de políticas públicas da área de educação pública e privada.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9786525074740
    Pré vendaNão
    Biografia do autorPedagoga com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desempenha função técnica na Secretaria Municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes-PE, especificamente, na Gerência de Educação Especial. Nesta função, desenvolve ações fundamentadas nas políticas públicas, que são voltadas para formação docente e Educação Inclusiva, com ênfase na implementação de práticas pedagógicas que viabilizam o processo de inclusão no contexto educacional.
    Peso450g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 2
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas350
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2025
    Código Interno1144610
    Código de barras9786525074740
    AcabamentoBROCHURA
    AutorALBUQUERQUE, EDNEA RODRIGUES DE
    EditoraAPPRIS
    Sob encomendaNão

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar