Devido à linguagem acessível e aos exemplos didáticos, este livro atinge, de forma agradável e interativa, aos alunos de Ensino Médio, que encontram em suas páginas respostas para dúvidas quanto a regras gramaticais e propostas de Redação, além de questões retiradas de vestibulares de várias faculdades brasileiras. A obra divide-se em três partes. A primeira é orientada pela teoria Semiótica de Charles Sanders Peirce, além de Tzvetan Todorov, que trabalham com os conceitos de signo, língua, linguagem, discurso, estilo, elementos de comunicação e figuras de linguagem. A segunda parte é voltada à Redação e organiza os textos em descrição, narração e dissertação. Citando alguns sites onde podem ser encontrados diversos modelos de textos. A terceira parte trata de conceitos gramaticais, como: regras de acentuação, crase, hífen, colocação pronominal, pontuação, concordância verbal e nominal, regência e elementos de coesão e coerência. Este coloca de forma dinâmica os conceitos, interagindo com o leitor a cada capítulo. Por isso, o encontro com o leitor não é enfadonho. Estas características premiaram a obra em 2011 com o critério de Criatividade na Apresentação, conferido pela Academia de Letras de Goiás (ALG) e a Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte).