Esta obra é parte da coleção Conceitos e categorias do ensino das Ciências Sociais e visa contribuir para a qualificação do ensino de Sociologia escolar e para apresentar aos iniciantes nas Ciências Sociais conceitos ou categorias que integram o conjunto das teorias da área da Antropologia. Não se trata de um compêndio ou de um manual escolar, mas de uma obra de textos complementares às aulas. Pensada para ser usada prioritariamente por docentes de Sociologia, a obra visa ser um apoio pedagógico que se soma ao livro didático e aos demais recursos. A aprendizagem de conceitos e categorias envolve o desenvolvimento da capacidade de pensar abstrações e relacioná-las aos fenômenos concretos, que é uma maneira de dota´-los de sentido no ensino me´dio. Os textos apresentam uma contextualização que justifica a importância do conceito ou da categoria, assim como uma seçãoo destinada a apresentar seus usos. Há na obra dicas de leituras e de atividades didático-pedagógicas. Nesse sentido, a leitura dos textos possibilita, em alguma medida, o uso do conhecimento abstrato em situac¸o~es concretas. Contudo, cabe ao professor e a professora de Sociologia utiliza´-los da maneira que melhor atenda às necessidades de aprendizagem de seus alunos e suas alunas.