De: R$ 0,00Por: R$ 179,00ou X de
Calcule o frete:
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Sinopse
Condomínio Edilício e suas Instituições 2ª Ed – 2026
A obra “Condomínio Edilício e suas Instituições – 2ª ed.” é uma obra prática e teórica sobre o direito condominial contemporâneo brasileiro, com foco na realidade dos condomínios como “minicidades” e na centralidade da pessoa humana nas relações privadas.
O livro situa o condomínio edilício dentro do movimento de constitucionalização do Direito Civil, mostrando como a dignidade da pessoa humana e a solidariedade influenciam a interpretação de conflitos entre condôminos, síndicos, empregados, prestadores de serviços e terceiros. Ao longo dos capítulos, o condomínio é apresentado não só como estrutura patrimonial, mas como espaço complexo de convivência, onde se cruzam relações civis, trabalhistas, tributárias, consumeristas e penais.
Um dos eixos centrais da obra é a discussão sobre a natureza jurídica do condomínio edilício: ente despersonalizado ou pessoa jurídica de direito privado. O autor expõe as correntes doutrinárias, a jurisprudência do STJ (que ora o trata como ente sem personalidade no âmbito civil, ora o reconhece como sujeito para fins tributários) e enunciados do CJF que defendem seu reconhecimento como pessoa jurídica, bem como projetos de lei recentes (como o PL 4/2025 e o PL 3.461/2019) que visam facultar ou consolidar essa personalidade.
Há tratamento minucioso da responsabilidade civil aplicada ao condomínio, ao síndico, aos condôminos e a terceiros, com base em casos práticos e jurisprudência atualizada. São abordados temas como obrigação e responsabilidade, excludentes (estado de necessidade, legítima defesa, exercício regular de direito, caso fortuito/força maior, fato exclusivo da vítima ou de terceiro), acidentes nas áreas comuns, queda de objetos, furtos e roubos, danos a veículos, vícios construtivos e perda de uma chance em situações envolvendo falhas de portaria ou de comunicação.
O livro ingressa em temas contemporâneos como o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos condomínios, tratando de câmeras de segurança, gravação de assembleias, coleta e tratamento de dados pessoais e governança em dados. Também examina as hipóteses e procedimentos de extinção do condomínio edilício (destruição do edifício, motivos arquitetônicos ou urbanísticos, insalubridade, insegurança, desapropriação, decisão unânime dos condôminos), oferecendo um roteiro prático de assembleias e alienação judicial.
Com linguagem acessível, forte base doutrinária e abundante citação de julgados, a obra se destina a advogados, síndicos, administradoras, juízes, estudantes e todos que atuam na administração ou na solução de conflitos em condomínios. A proposta do autor é fornecer um guia completo e atual, que concilia teoria, prática e propostas de reforma legislativa, tornando-se referência para compreender e gerir o condomínio edilício no Brasil de hoje.
Ficha Técnica
Especificações
| ISBN | 9788582425787 |
|---|---|
| Pré venda | Sim |
| Peso | 550g |
| Autor para link | ARECHAVALA LUIS |
| Livro disponível - pronta entrega | Não |
| Dimensões | 1.8 x 17 x 24 |
| Idioma | Português |
| Tipo item | Livro Nacional |
| Número de páginas | 400 |
| Número da edição | 2ª EDIÇÃO - 2026 |
| Código Interno | 1210639 |
| Código de barras | 9788582425787 |
| Acabamento | BROCHURA |
| Autor | ARECHAVALA, LUIS |
| Editora | FOCO EDITORA |
| Sob encomenda | Não |
