Este livro analisa as características dos contratos empresariais, dentro da lógica de
funcionamento do mercado. Parte da definição dos contratos celebrados entre empresas para
acentuar as peculiaridades desses negócios, apartá-los dos contratos consumeristas e destacar
seus vetores de funcionamento e métodos próprios de interpretação. Sobre esta obra, afirma
Natalino Irti, no Prefácio:
“Nem o contrato nem a empresa vivem na solidão, fechados e exauridos em si mesmos, mas
pertencem, especialmente na nossa era, à unidade econômica e jurídica do mercado. Nítido
mérito da autora é destacar esse intrínseco e recíproco pertencimento, no qual contratos e
empresas ‘fazem’ o mercado; fora dele, ou são inconcebíveis ou assumem outra e diversa
sionomia. O mercado – explica em várias passagens Paula Forgioni – não é um lugar imaginário e
abstrato, mas uma unidade jurídica, fundada no princípio pacta sunt servanda, isto é, no caráter
vinculante e imperativo do acordo.
[...]
Paula Forgioni [...] oferece à doutrina comercialista brasileira uma contribuição de segura
importância e de franca originalidade.