Minha sacola

    Favoritar

    CONVERSANDO COM PIPOCAS PEDAGÓGICAS - ALGUNS ENSAIOS

    Ref:
    1048173

    Por: R$ 45,00

    Preço a vista: R$ 45,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    O presente livro é produto de um exercício reflexivo, a partir do diálogo com diferentes pipocas pedagógicas, produzido no contexto do Nozsoutres – Círculo Narrativo de Estudos em Educação, grupo de pesquisadores e pesquisadoras vinculado ao GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, entre os anos de 2021 e 2022.

    Cada um dos participantes do grupo, com diferentes histórias de diálogo com esse peculiar gênero discursivo inscrito em contextos narrativos, refletiu a partir de singulares pipocas pedagógicas e produziu ensaios instigantes a respeito das diferentes compreensões sobre
    essas narrativas outras.

    Nesta apresentação, a partir do diálogo com os livros “Pipocas Pedagógicas: narrativas outras da escola”, edições 2013, 2014, 2015 e 2017, estamos entendendo que esse gênero do discurso, inscrito no âmbito narrativo, é potente para professoras e profissionais da educação narrarem acontecimentos do cotidiano educacional, o que favorece a emergência tanto das singularidades de cada contexto enunciativo, como também das posições axiológicas dos diferentes personagens participantes da cena.

    Isso se dá porque o acontecimento, no momento do vivido, é aberto, irrepetível e produz diferentes sentidos para cada participante que vai alterando a maneira como vê o evento conforme seus valores, seus conhecimentos e formas de expressá-los. Já na pipoca pedagógica e na narrativa pedagógica cada participante (do acontecimento) agora é personagem do/a autor/a em um plano estético (o texto), cujos valores e conhecimentos dos outros e os próprios são orientados de acordo com suas escolhas. Assim, o contexto enunciativo e a posição das personagens se devem ao autor, o que oferece – tanto a ele próprio quanto a outros leitores, quanto às pesquisas – uma potência inestimável, em primeiro lugar, para a tomada de consciência de si com os outros, e, depois, essa potência é ampliada quando ao autor traz o centro de valores do outro, da personagem e mais ainda a cada leitura.

    Optamos por produzir ensaios, na perspectiva também narrativa, visto que a liberdade deste gênero discursivo no contexto universitário pode favorecer novas e livres interpretações e outros diálogos teórico-metodológicos ou mesmo com a literatura ficcional nacional e internacional.

    Uma das nossas preocupações ao propor este livro foi de explicitar — o que vimos percebendo em nossas discussões e vivências de escritas de pipocas e narrativas—que embora toda pipoca pedagógica seja uma narrativa pedagógica, nem toda narrativa é uma pipoca. Também considerando essa percepção, as autoras e os autores, ao escreverem sobre esse gênero, buscaram construir compreensões sobre como caracterizam as pipocas pedagógicas, tanto ao que tange à materialidade que é, quanto aos movimentos formativos que possibilitam a
    quem as escreve e aos seus leitores.
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9786526501719
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso338g
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 1.19
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas238
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2023
    Código Interno1048173
    Código de barras9786526501719
    AcabamentoBROCHURA
    EditoraPEDRO E JOAO EDITORES
    Sob encomendaNão
    OrganizadorPRADO, GUILHERME DO VAL TOLEDO | SERODIO, LIANA ARRAIS | SIMAS, VANESSA FRANÇA
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar