Minha sacola

    Favoritar

    CORPOS DÓCEIS - VOL. 111

    Ref:
    1036901

    Por: R$ 56,00

    Preço a vista: R$ 56,00

    Comprar

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Peso
    Idioma
    Acabamento

    Sinopse

    Este livro examina os principais métodos de treinamento de atores/atrizes difundidos no Ocidente no século XX, à luz das teorias de Michel Foucault sobre disciplina e docilização dos corpos. Analiso discursos de figuras-chave da prática teatral e indico de que maneira exercícios físicos derivados das esferas marciais e militaristas evocam ideais masculinos de fisicalidade e atuação cênica. A preparação de atuantes em práticas físicas pressupõe que métodos disciplinares podem gerar um corpo "neutro", "natural" ou "universal", e assim desconsidera a questão do contexto cultural e a identidade de gênero. Portanto, embasada em filósofas dos estudos de gênero, questiono como os processos de treinamento atoral podem resistir aos apagamentos do que é considerado feminino.

    O livro inovador de Maria Brígida de Miranda é uma investigação acadêmica das maneiras pelas quais as principais abordagens internacionais teóricas e práticas para o treinamento do/a performer disciplinam o corpo. Apresenta uma miríade de conceitos complexos sobre a fisicalidade corporificada e, significativamente, em relação à identidade cultural e de gênero. O estudo de Miranda aborda questões cruciais sobre o treinamento físico, incluindo as origens nas ações de estilo militar. [...] Um livro completo e especializado, que extrai a complexidade associada ao treinamento do corpo no teatro e ainda é relevante para uma compreensão mais ampla do corpo dentro da cultura.

    — Peta Tait
    Professora emerita, Australian Academy of the Humanities (FAHA), La Trobe University, Australia.



    SOBRE A AUTORA

    Maria Brígida de Miranda
    é professora, atriz, diretora teatral e preparadora de atores/atrizes. Doutora em Teatro pela La Trobe University, 2004. Mestre em Prática Teatral pela University of Exeter, 1996. Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília, 1993. Professora Titular do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, das áreas de Direção e Interpretação Teatral, abriu, em 2006, o campo das pesquisas teórico-práticas em teatro feminista e estudos de gênero nas artes cênicas. Desde 2008, integra o Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT/UDESC), no qual leciona, desenvolve e orienta dissertações e teses nas áreas de atuação teatral, teatro feminista, estudos de gênero no teatro, treinamento de atores/atrizes e práticas marciais e meditativas. Editora da Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, cofundadora e coordenadora associada do G.T. Mulheres da Cena, na Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE).
    Mostrar mais

    Ficha técnica

    Especificações

    ISBN9788584042746
    SubtítuloREFLEXÕES SOBRE MÉTODOS DE TREINAMENTO DE ATORES E ATRIZES NO SÉCULO XX
    Pré vendaNão
    Biografia do autorProfessora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuante no Departamento de Artes Cénicas nas áreas de Interpretação e Direção Teatral. Docente do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT-UDESC) desde 2008, pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores e atrizes, práticas marciais e meditativas. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors (2010) publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1993), Master of Arts in Theatre Practice pela University of Exeter (1995) e Doctor of Philosophy na área de teoria e prática teatral pela La Trobe University (2004). Atriz, diretora e preparadora de atores com trabalhos em teatro, Vinegar Tom (2007), Retrato de Augustine (2010); Histórias do Corpo (Australia 2012); Urano quer Mudar (2013), Maria, A Madalena (2018), Guerreiras Donzelas (2018) e cinema Malabares (2009); Do que te lembras Maria? (2014). Editora da Revista de Estudos em Artes Cênicas Urdimento. Co-fundandora e cocoordenadora do G.T. Mulheres da Cena na ABRACE.
    Peso290g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões14 x 21 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas228
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2022
    Código Interno1036901
    Código de barras9788584042746
    AcabamentoBROCHURA
    AutorMIRANDA, MARIA BRÍGIDA DE
    EditoraHUCITEC
    Sob encomendaNão
    Mostrar mais

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar