Existem pessoas, e mesmo povos, que estão convencidos de que são pouco dotados para as línguas, enquanto, na verdade, qualquer indivíduo se pode tornar num perfeito bilíngue, desde que lhe sejam criadas condições favoráveis. Esta obra dirige-se, nãoapenas, aos especialistas em aquisição das línguas ou aos linguistas versados noutros domínios, mas, também, aos pais, esforçando-se por responder às suas interrogações. Qual a idade em que convém introduzir o ensino de uma nova língua? Quais são asfaculdades intelectuais que o bilinguismo facilita o desenvolvimento? Qual é a eficácia comparativa da aprendizagem das línguas, no início da vida e durante o período adulto? Quais os casos de esquecimento de uma das línguas, nomeadamente da língua materna? O interesse pelo bilinguismo é, ainda, em muitos países, um fenómeno recente. Adivinha-se, contudo, desde já, a sua incontestada importância. Este livro dá testemunho disso, fornecendo as chaves que deverão dar acesso a uma escola de um tipoainda actualmente desconhecido.