Minha sacola

    saldao-cortez

    CURSOS DE PEDAGOGIA

    Favoritar
    Ref:
    886149

    Por: R$ 81,00

    Preço a vista: R$ 81,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    A obra apresenta iniciativas inovadoras no campo da formação em nível superior de professores polivalentes (para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) nos cursos de licenciatura em Pedagogia e – a partir de resultados de pesquisa coletiva – os autores estimulam o leitor (pesquisadores, fomentadores de Políticas Públicas, coordenadores de curso, professores de ensino superior, formadores de professores de modo geral e estudantes) a refletir sobre a organização curricular e a estrutura desses cursos, os desafios presentes no cenário atual e em possibilidades concretas de transformações para a melhoria da formação dos profissionais que ensinam e aprendem nesses cursos. Com base no conceito de inovação entendido como ruptura com a ordem existente e como transgressão com vistas à transformação, na mesma medida os autores transgridem com relação ao termo ‘polivalência’, distanciando-se do sentido economista – ao ser reafirmada a importância da unidade teoria e prática e dos estágios supervisionados como articuladores do currículo, a essencialidade do papel da Didática e dos Conteúdos e Metodologias Específicas, da pesquisa como princípio formativo, da integração e da interdisciplinaridade – como categorias importantes de análise de cursos de Pedagogia, sem, contudo, desconsiderar os limites impostos pela cultura e pelas políticas neoliberais – que pautam as Políticas Públicas no campo da formação de professores no Brasil – bem como pelas condições de produção do professor polivalente nesses cursos. O livro aborda ainda a diferença qualitativa dos cursos de Pedagogia mantidos por Instituições de Ensino Superior (IES) em Universidades Públicas, em relação às IES privadas (sendo estas últimas responsáveis pela formação da maioria dos professores no País), denunciando as consequências da presença avassaladora e crescente de grupos financistas, responsáveis pelos conglomerados econômicos na área da Educação, que desafiam a autonomia dos cursos de ensino superior e que tratam a Educação como mera mercadoria. Trata-se de leitura importante e necessária para educadores, em geral, ao se assumir a práxis educativa em cursos de formação de professores, na contramão das condições que contribuem para produzir a desumanização social e educacional atualmente em curso no País.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788524927478
    SubtítuloINOVAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTE
    Pré vendaNão
    Organizador para link
    Peso300g
    Livro disponível - pronta entregaSim
    Dimensões23 x 16 x 1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas200
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2019
    Código Interno886149
    Código de barras9788524927478
    AcabamentoBROCHURA
    EditoraCORTEZ
    Sob encomendaNão
    OrganizadorFUSARI, JOSE CERCHI | PIMENTA, SELMA GARRIDO | GOMES, MARINEIDE DE OLIVEIRA | PEDROSO, CRISTINA CINTO ARAÚJO | DOMINGOS, ISANEIDE

    Este livro é vendido

    SOB ENCOMENDA

    Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

    (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

    +

    Prazo do frete selecionado.

    (Veja o prazo total na sacola de compras)

    Comprar